Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 26.06.2024(Qua)1:21



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Substrato 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 16.07.2007(Seg)22:38
Mensagens: 41
Localização: Muzambinho MG
Mensagem Substrato
Caros amigos do fórum, desculpem mas não achei um local para
falar disso, aí criei um novo tópico.

Gostaria da opinião de vcs sobre o substrato q estou preparando nas proporções de 1/4 x 1/4 x 1/4 x 1/4

- Sphagnum vermelho picado e fervido (acidificação, retenção de agua e suporte);
- Fibra de coco picada e fervida (suporte, retenção de agua e decomposição mais demorada);
- Areia grossa lavada e fervida (suporte e contem ferro);
- Vermiculita (suporte e retenção ótima de agua).

Os materiais ja estão todos preparados e estou só esperando secar para homogenizar.


Qual a opinião de vcs?? está equilibrado???

No aguardo!!!

ATUALIZAÇÃO:

Amigos segue fotos do substrato pronto!!!
Coloquei a fibra de coco cortada em 2,0 cm mais ou menos!!!

Fotos:

Imagem



Imagem



Imagem

_________________
Paulo Vinícius - CURUJA
curujamuz@gmail.com
MUZAMBINHO - MG
RIBEIRÃO PRETO - SP

Docente Biologia
Dicente Mestrado em Biotecnologia


Editado pela última vez por curuja_Biotec em 12.08.2007(Dom)16:13, em um total de 1 vez.



11.08.2007(Sáb)21:28
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Paulo,

eu só fico "com o pé atrás" para o pó ou fibra de coco. Utilkizei aqui e esse produto impermeabilizou a superfície dos vasos e eu tinha que ficar virando eles para as droseras não se afogarem. Provavelmente isso ocorreu porque ele decompõe mais rápido que o Sphagnum. Com as sarras eu não tive problemas,mas também não sei se poderiam ter se desenvolvido mais ou melhor.

Espero ter ajudado.

_________________
Droseraholic!!!


11.08.2007(Sáb)21:48
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.07.2007(Seg)22:38
Mensagens: 41
Localização: Muzambinho MG
Mensagem Resposta
Carlos Rohrbacher escreveu:
Olá Paulo,

eu só fico "com o pé atrás" para o pó ou fibra de coco. Utilkizei aqui e esse produto impermeabilizou a superfície dos vasos e eu tinha que ficar virando eles para as droseras não se afogarem. Provavelmente isso ocorreu porque ele decompõe mais rápido que o Sphagnum. Com as sarras eu não tive problemas,mas também não sei se poderiam ter se desenvolvido mais ou melhor.

Espero ter ajudado.


Vlw Carlos, pela pouca experiência q tenho posso garantir q a fibra de coco é de decomposição
bem mais demorada q o musgo ela sua composição quimica.
Mas mesmo assim vou seguir sua dica e colocar ela em corte maior e em menor quantidade.

vlw...

abss..

_________________
Paulo Vinícius - CURUJA
curujamuz@gmail.com
MUZAMBINHO - MG
RIBEIRÃO PRETO - SP

Docente Biologia
Dicente Mestrado em Biotecnologia


12.08.2007(Dom)11:39
Perfil

Registrado em: 28.02.2007(Qua)17:15
Mensagens: 109
Localização: Santa Maria - RS
Mensagem 
é só molhar a fibra (se necessario, com agua morna) antes da mistura. :wink:


12.08.2007(Dom)16:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57
Mensagens: 737
Localização: Porto Alegre-RS
Mensagem 
Eu tenho pó de coco nunca tive problema,ate nas primeiras vezes eu uava ele,hoje ta sobrando lá,achei substrato mixado e completo só taca o sphagnum e ta jóia.Eu usava ate areia antigamente :?


12.08.2007(Dom)18:10
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Os vasos de fibra de coco da minha casa estão cheios de fungos. Tenho medo de usar esse material.


12.08.2007(Dom)19:04
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, amigo!
Acho que o seu substrato vai funcionar muito bem, principalmente no quesito "permeabilidade". Tenho usado muito esse material, principalmente no substrato das minhas Neps, e mais recentemente no da Cephalotus. e o resultado tem sido excelente.

Só tenho restrições em relação à vermiculita: fiz um teste demorado com ela no substrato de 18 mudas de Sarracenia x areolata e o resultado não foi muito animador. Tudo ficou bem até depois de uns 3-4 meses, quando as mudas das "Sarras" começaram a amarelar inexplicavelmente, apesar de receberem o mesmo sol e a mesma água das outras mudas que não tinham vermiculita.

Aproveitei que era verão ainda, e troquei radicalmente o substrato com vermiculita pelo convencional que sempre usei, e as plantas voltaram ao normal uns 30 dias depois. Assim, por experiência própria, não indico o uso desse material para substrato de sarracênias.

Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


13.08.2007(Seg)10:15
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.07.2007(Seg)22:38
Mensagens: 41
Localização: Muzambinho MG
Mensagem Resposta Vermiculita
Miguel Pandini escreveu:
Olá, amigo!
Acho que o seu substrato vai funcionar muito bem, principalmente no quesito "permeabilidade". Tenho usado muito esse material, principalmente no substrato das minhas Neps, e mais recentemente no da Cephalotus. e o resultado tem sido excelente.

Só tenho restrições em relação à vermiculita: fiz um teste demorado com ela no substrato de 18 mudas de Sarracenia x areolata e o resultado não foi muito animador. Tudo ficou bem até depois de uns 3-4 meses, quando as mudas das "Sarras" começaram a amarelar inexplicavelmente, apesar de receberem o mesmo sol e a mesma água das outras mudas que não tinham vermiculita.

Aproveitei que era verão ainda, e troquei radicalmente o substrato com vermiculita pelo convencional que sempre usei, e as plantas voltaram ao normal uns 30 dias depois. Assim, por experiência própria, não indico o uso desse material para substrato de sarracênias.

Abraço!


Então Miguel, resoli utilizar a Vermiculita por idicações daqui do forum
pois é um material q retem bastante água por vários dias.

Não conheço a composição do material, mas vou estudar e tentarmos chegar
em hipóteses para o acontecido com suas Sarracenias!!!

Vou usar o marterial para Doseras, Dionaea, Nepenthes e Byblis.

Vamos ver o q dá...

Valew pela dica espero que outros usem tbm!!!

absss

_________________
Paulo Vinícius - CURUJA
curujamuz@gmail.com
MUZAMBINHO - MG
RIBEIRÃO PRETO - SP

Docente Biologia
Dicente Mestrado em Biotecnologia


13.08.2007(Seg)13:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Eu já havia sido avisado acerca da instabilidade química da vermiculita por um biólogo, que previu para 3-4 meses o tempo em que esse material começaria a liberar minerais nocivos às carnívoras. E ele acertou "na mosca"!

Penso que só vale a pena usar a vermiculita em substrato para a germinação de droseras, pois estas apreciam ou toleram uma razoável adubação.

Também não pretendo usar em Neps. Para a manutenção da umidade, eu aconselho o uso de PERLITA, que é inerte, estável, e inofensiva para as PC's. Estou usando em alguns substratos (inclusive de Cephalotus) há meses, graças a uma amostra de pouco mais de 2 litros que recebi de uma firma do RS.

Estou fechando negócio para uma encomenda de 250 litros com essa mesma empresa ainda neste mês; esse material será o meu "carro chefe" para manutenção de alta umidade por longos períodos, em meus substratos, de agora em diante.

Aconselho vc também testar esse material, pois tenho certeza que vai te agradar!

Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


13.08.2007(Seg)14:34
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.07.2007(Seg)22:38
Mensagens: 41
Localização: Muzambinho MG
Mensagem Resposta
Miguel Pandini escreveu:
Eu já havia sido avisado acerca da instabilidade química da vermiculita por um biólogo, que previu para 3-4 meses o tempo em que esse material começaria a liberar minerais nocivos às carnívoras. E ele acertou "na mosca"!

Penso que só vale a pena usar a vermiculita em substrato para a germinação de droseras, pois estas apreciam ou toleram uma razoável adubação.

Também não pretendo usar em Neps. Para a manutenção da umidade, eu aconselho o uso de PERLITA, que é inerte, estável, e inofensiva para as PC's. Estou usando em alguns substratos (inclusive de Cephalotus) há meses, graças a uma amostra de pouco mais de 2 litros que recebi de uma firma do RS.

Estou fechando negócio para uma encomenda de 250 litros com essa mesma empresa ainda neste mês; esse material será o meu "carro chefe" para manutenção de alta umidade por longos períodos, em meus substratos, de agora em diante.

Aconselho vc também testar esse material, pois tenho certeza que vai te agradar!

Abraço!


Miguel, grato mais uma vez!!!

Por favor me passe contatos para q eu conseguir o produto citado.

vlw..

abss..

_________________
Paulo Vinícius - CURUJA
curujamuz@gmail.com
MUZAMBINHO - MG
RIBEIRÃO PRETO - SP

Docente Biologia
Dicente Mestrado em Biotecnologia


13.08.2007(Seg)18:33
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB