Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.09.2024(Ter)21:33



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Como preparar substrato para semear droseras sem sphagnum? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45
Mensagens: 35
Localização: Nova Lima- MG
Mensagem Como preparar substrato para semear droseras sem sphagnum?
Ola pessoal, tenho procurado em todo lgar em busca de sphagnum.
Só que não acho em lugar nenhum.
achei apenas um musgo para enfeitar plantas ( acho que é sphagnum , só que super desidratado)
oque eu faço!!
tem alguma opção alternativa???


Editado pela última vez por teush em 15.01.2010(Sex)20:01, em um total de 3 vezes.



15.01.2010(Sex)19:08
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
se pergunta por sphagnum ngm na floricultura vai saber mesmo
pergunta por musgo seco, musgo pra orquidea ou musgo pra arranjo (não pode ser tingido)
mas pra saber se é mesmo você tem que reconhecer o sphagnum


15.01.2010(Sex)19:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
bom eu ja ti dei uma dica pelo msn ela e boa tamnbem ai vc mistuta areia de rio com uma parte de turfa!! :wink: o bom mesmo e o sphagnum! maas tambem serve!! so que a taxa e menor
:wink:

_________________
.


15.01.2010(Sex)20:12
Perfil YIM Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem teush
Já trilhei por esse caminho de testar materiais alternativos, vou te passar o que aprendi.

- Experimentei serragem tratada (lavada e fervida), mas não deu muito certo (só seedlings de Byblis se adaptaram; as Drosera spp. e Utricularia arenaria não gostaram mesmo, até germinam, mas não vão pra frente).

- Replantei em substrato com musgo de parede (lavado e fervido) compondo metade da mistura, porque era o que eu tinha disponível. A U. arenaria adorou, virou uma florestinha e já está até com hastes florais (que as tempestades de ontem e anteontem quase derrubaram). As Dosera spp. melhoraram um pouco, mas ainda não estão gostando (elas tb odeiam ser transplantadas, então é 1000x melhor semear direto no vasinho definitivo).

- A minha antiga sementeira experimental (caixinha de Ferreiro Rocher, que fica sempre fechada) tem + ou - 2 cm de substrato preparado (areia, carvão e serragem), coberto com 0,5 a 1 cm de musgo de parede (lavado e fervido). A germinação ali sempre foi muito boa, as sementinhas adoram uma caminha fofinha (quero ver transformar isso em linguagem científica :lol:). Tenho ali várias Drosera spatulata bem mais bonitas que as irmãs (trans)plantadas em vasos abertos, embora não passem de 2 cm de diâmetro (provavelmente por causa do espaço restrito). Por ser um musgo fininho tende a desenvolver algas e fungos com facilidade.

Minhas conclusões: o musgo ainda é fundamental para o sucesso no cultivo, e se a camada superficial for de musgo puro a germinação e o desenvolvimento são melhores; Semear em vaso definitivo é o recomendável, porque as carnívoras sentem muito o trauma do transplante. Não plante todas as sementes de uma vez, a taxa de germinação é alta e conforme os meses vão passando, os seedlings vão aparecendo. Achar um substituto para o Sphagnum ainda é um grande desafio, quero testar outros substitutos como palha de arroz carbonizada e até Salvinia sp., mas ainda não tenho acesso a esses materiais.

Boa sorte aí.


Editado pela última vez por Ian em 16.01.2010(Sáb)16:18, em um total de 1 vez.



15.01.2010(Sex)21:52
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45
Mensagens: 35
Localização: Nova Lima- MG
Mensagem 
0-Ian, essas suas experiencias são d+
olha eu vo tentar fazer um substrato de turfa loira com areia grassa 9lavada e fervida) e tentar por um pouco de musgo de parede em cima do substrato.
VocÊ mi deu uma otima ideia.
Se der resultados eu ti falo.
Gostei muito ( as sementes vão durmir em m lugar fofinho :lol: )
Abraços!!!!
Obrigado pela dica.


15.01.2010(Sex)22:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Cerragem que beleza parece ser bom se misturado junto ao substrato,e adorei a ideia do musgo de parede,mas eu não tenho disponivel em casa vou tentar usar aqueels que brotam no xaxim.

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


15.01.2010(Sex)23:00
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Que legal que vcs se interessaram, aqui mais detalhes de como preparei:

O musgo que usei é aquele que o pessoal gosta de colocar nos Bonsai (por coincidência cresce naturalmente aqui numa parede de cimento), forma um tapetinho verde bem "fofinho".:lol: Eu raspo da parede com uma espátula e os pedaços vão caindo num pote, depois jogo água fervente (numa jarra maior), mexo pra soltar os pedriscos que vêm junto e deixo esfriar. É bom ter uma peneira fina ou uma pano para coar (assim não perde o musgo), então é só ir trocando a água algumas vezes. Para guardar, esprema a massa com as mãos, esfarele e deixe sobre um jornal secando ao sol (a textura desse musgo úmido é muito agradável ao toque). Quando for usar pode repetir a lavagem se quiser, porque o musgo ainda tem bastante matéria orgânica (era vivo né?).

teush
Eu não conheço turfa loira, mas pelo que li é Sphagnum né? Acho que vc não precisa botar o musguinho de parede. Basta uma camada de turfa loira pura, mas se quiser experimentar vai fundo! Tenho a impressão que se vc usar areia fina é melhor (maior área de contato e menor resistência para as raízes).

zemeczak
Pra Byblis a serragem deu certo, mas para as outras não. O problema é que a serragem é um material grosseiro e muito rico em taninos, então tem que deixar um tempo de molho, trocar a água várias vezes e mesmo assim ainda fica alguma coisa. Outra opção é usar maravalha, aquela serragem branca tratada que vendem em agropecuária e pet shop (usam pra forrar gaiola de hamster).

Ah sim, quase me esqueço, os vasinhos com as sementes devem ser cobertos com um filme plástico (aquele de cozinha) pra manter a umidade bem alta, ajuda muito na germinação.

Boa sorte aí nas experiências, hehe.


16.01.2010(Sáb)16:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45
Mensagens: 35
Localização: Nova Lima- MG
Mensagem 
Ian a turfa loira é uma expecie de areia.
Que não contem nenhum mineral
ai facilita


16.01.2010(Sáb)20:18
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem teush
Ah sim, agora entendi. No site que eu li dizia que era um tipo de Sphagnum, nada a ver. Vlw!


17.01.2010(Dom)8:44
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
teush escreveu:
Ian a turfa loira é uma expecie de areia.
Que não contem nenhum mineral
ai facilita


Há equívocos sérios aqui :? :

turfa loira é composta principalmente de sphagnum.

A turfa (peat moss) é o sphagnum (e outras plantas) de composto.

Antes de opinar e, principalmente corrigir os demais usuários verifique
informações na internet.


O primeiro sítio de internet que aparece quando postado 'turfa loira':

http://www.karnivoras.com/articles/5/1/ ... aud%E1veis

_________________
Droseraholic!!!


18.01.2010(Seg)7:09
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB