Desenvolvimento de Byblis guehoi, B. aquatica e B. rorida
Autor |
Mensagem |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Não, florindo não, elas estão só germinando.
|
05.11.2010(Sex)14:03 |
|
|
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Como prometido uma foto das minhas Byblis, possuo duas Byblis guehoi e duas B. aquatica, infelizmente a B, rorida e a B. filifolia não germinaram. Byblis guehoi 'Kimberley' Byblis aquatica 'Sanamere Lagoon'
|
13.12.2010(Seg)15:24 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Cristiano,
são belas plantas, parabéns!
Ah, germinei uma B. filifolia, tens alguma dica sobre ela?
Posso manter em S. Bento (temperado) ou devo levar para Jaraguá (quente e abafado)?
Um abraço!
_________________ Droseraholic!!!
|
13.12.2010(Seg)19:23 |
|
|
Cristiano Marques
Moderador
|
Carlos, essa planta cresce em uma região mediterrânea da Austrália, não sei como vai se comportar no nosso clima, mas como ela é muito aparentada da nossa conhecida B. filifolia creio que não terás problemas no seu cultivo. Até temos alguém aqui que a cultivou sem conseguir sementes, procura por ele na "busca", talvez ele possa te dar alguma dica.
|
14.12.2010(Ter)13:52 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
OK, manterei na estufa então ... ... no inverno devo levar ela para a janela em Jaraguá.
_________________ Droseraholic!!!
|
14.12.2010(Ter)16:57 |
|
|
J4ck_666
Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07 Mensagens: 688 Localização: Sinop - MT
|
Para registrar, aqui vai tambem minhas B rorida: não consigo tirar uma foto que preste delas... Mas já está florindo já abriu 3 flores... Quero só ver se vai rolar sementes pois o polen não solta por nada... heheheh Falows...
21.01.2011(Sex)2:35 |
|
|
Cristiano Marques
Moderador
|
Observei que minhas Byblis aquatica 'Sanamere Lagoon' ficam amarronsadas com o sol, assim como algumas Drosera ficam avermelhadas, e isso já tinha sido observado na planta mãe do vendedor. Aparentemente algumas plantas ficavam assim e outras não. Infelizmente nessa foto a planta não está com a coloração, mas posso mostrar uma foto da flor. Essa e a outra muda produziram alguns frutos. Nos últimos dias fiquei preocupado com as minhas B. gueoi, elas estão muito parecidas com B. liniflora, assistirei com cuidado seu desenvolvimento. Essa planta também produziu frutos.
|
21.01.2011(Sex)10:01 |
|
|
Cristiano Marques
Moderador
|
vitor meireles escreveu: Gostaria que explicasse a diferença entre elas pois realmente não consigo notar nenhuma entre todas essas ai..Mas parabvens, as plantas estao lindas! A última tá difícil mesmo, porém a B. aquatica é bem diferente, ela é mais atarracata, sua flor é diferente, ela adquire uma cor marrom ao sol, seus tricomas são uniformes e bem curtos e tem um mucilagem bem mais pegajosa, talvez por viver em um ambiente onde é muitas vezes submersa. Citação: Planta as semente para oferecer as sementes das F2 para o pessoal. Eu vou, mas antes quero ver se descolo uma B. filifolia com alguém, ou umas nativas, sou louco por D. camporupestris e D. graminifolia, e também não tenho nenhuma Genlisea. PS: Depois de morrerem vou criar uma ficha descrevendo o cultivo e ciclo de vida. PPS: Jack e Carlos, saibam que vocês precisam cruzar suas plantas com plantas diferentes, pois elas (B. rorida e B. filifolia) não são autocompatíveis.
|
21.01.2011(Sex)10:05 |
|
|
J4ck_666
Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07 Mensagens: 688 Localização: Sinop - MT
|
Cristiano Marques escreveu: ...Jack e Carlos, saibam que vocês precisam cruzar suas plantas com plantas diferentes, pois elas (B. rorida e B. filifolia) não são autocompatíveis. Cara que sorte a minha que nasceram duas B rorida... =D B aquatica e rorida se hibridizam? falows...
21.01.2011(Sex)14:48 |
|
|
Cristiano Marques
Moderador
|
O único híbrido desse gênero é a B. rorida x 'goliath', mas você pode tentar fazer outro.
PS: B. aquiatica se autopoliniza, e a B. 'goliath' é um tipo de B. filifolia.
|
21.01.2011(Sex)18:55 |
|
|
|