Re: Este substrato é bom?
bebetosl escreveu:
Rodrigo, quando eu plantei as sementes, estava em uma época de chuva nesse fim de ano. Chovia de noite, então para a chuva não enterrar as sementes, eu tampava elas. Destampava somente de manhã cedo, +/- 8 da manhã onde o sol já estava batendo no lugar. Será que foi por isso que elas não nasceram?
Creio que não, pois como dito por você a maior parte do tempo o vaso/pote ficava coberto somente a noite. Esse lance de sementes não germinarem é normal em nosso hobby, pois o mesmo depende de "n" fatores para que as PCs nasçam. Para você ter uma ideia, a primeira vez que semeei
Byblis liniflora (um outro género de carnívora) de 60 sementes somente 4 germinaram e isso depois de 3 meses, dessas 4 apenas 1 sobreviveu.
Tempos depois semeei mais 5 sementes no mesmo vaso aonde se encontra a
Byblis sobrevivente e para minha surpresa 1 germinou em 14 dias. As outras que ficaram no vaso eu sinceramente duvido que nasçam.
Resumindo; para germinar PCs, mais do que sementes frescas e condições propícias para o cultivo (temperatura, umidade, substrato correto) é necessário um pouco de sorte e muita, mas muita paciência.
Abs,
Rodrigo F. Costa