Olá Schmerbauch, tudo Ok, vamos por partes:
1) Para substrato use musgo Sphganum + areia de quartzo na proporção 2:1. Pode-se usar também Chip de coco + perlita na mesma proporção.
Evite o uso de xaxim, pois esta planta corre risco de extinção. Seja consciente não contribuindo para a destruição de um espécime vegetal.
2) Corte os ascídios (jarros) secos rente a folha, já as folhas corte-as próximo do caule, tomando o cuidado para não comprometê-lo. Notei na segunda foto que existe um jarro ainda funcional, isso é um sinal de que a planta não está tão ruim assim. Aliás o estado geral da mesma é bom, mesmo tendo sito maltratada no quiosque.
3) Regue a planta com água de chuva ou destilada. Água de torneira, apenas se descansada por 48 h para evaporar o cloro, nocivo as PCs. Perceba que esta última dica é para ser usada com moderação, a mesma deve ser uma excessão, jamais uma regra.
Mantenha o solo úmido, jamais encharcado ou as raízes apodrecerão.
4) Depois de replanta-lá coloque-a em um lugar com boa iluminação, mas sem sol direto. A
N. alata (este é o nome de sua planta), é uma das carnívoras do género Nepenthes mais conhecida por aqui e é bem adaptada ao clima de nosso país. Passado um mês do replante, aí sim ela pode ir para sua janela.
Obs.: Depois destes esclarecimentos, peço que se apresente formalmente na sala de
apresentações, para que desta forma todos os membros desta comunidade possam conhecer você melhor.
Lembre-se de completar também o seu perfil com a sua localização. Isso é importante, uma vez que sabendo de que cidade/região você é, evita de te passarmos dicas erradas.
Até mais ver e boa sorte no seu cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa