PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://plantascarnivorasbr.com/forum/

Bog jardineira de cimento - by Miguel Pandini
http://plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=4642
Página 1 de 2

Autor:  Miguel Pandini [ 25.01.2009(Dom)11:23 ]
Título:  Bog jardineira de cimento - by Miguel Pandini

Olá, pessoal!

Meu cultivo de sarras ia de mal a pior, como eu já havia relatado anteriormente. E com a chegada do verão, as coisas só tendiam a piorar ainda mais. Assim, inspirado nos trabalhos excelentes dos colegas Liza Kamei (http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3848.html), Alex Moura (http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3290.html), e Francisco Eduardo (página 3 de http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3367_s-20.html?postdays=0&postorder=asc), resolvi dispor de uma duas jardineiras móveis que estavam desativadas na minha varanda para montar um “bog” num dos parapeitos do terraço, justamente aquele voltado para o sol nascente.

Além do mau estado das sarras, havia ainda outro problema: os pratinhos com água cheios de algas verdes, e larvas de mosquito... Fiscais da dengue já haviam feito algumas visitas e por pouco não fui multado... E as minhas droseras, utricularias e dioneas estavam em estado de quase abandono, pelos mesmos motivos.

Bem, vamos às imagens:


A jardineira de cimento, já colocada no local definitivo – (dimensões internas: 1 m de comprimento, 20 cm de altura, e 22 cm de largura em cima):

Imagem


Os furos do fundo foram tampados com massa plástica e Durepoxi, e toda a face interna revestida com duas camadas generosas do produto Frioasfalto (asfalto frio usado pra impermeabilização de lajes, totalmente neutro), deixando secar por 5 dias:

Imagem


Para ajudar no isolamento térmico e manter a água numa temperatura mais agradável, revesti tudo, inclusive o fundo, com placas de isopor de 5 mm de espessura, e coloquei os vasinhos plásticos invertidos, para estocar bastante água:

Imagem


Aqui, detalhe do “ladrão”, feito com um adaptador para caixas d’água, curvas e tubos de PVC soldáveis. Repare no tubo com várias perfurações na parte de baixo. Do lado de fora, o “ladrão” tem fita veda-junta na rosca, que dá movimento ao tubo externo (se quiser manter a água no nível da borda da jardineira, basta apontá-lo para cima, ou em outro nível que eu escolher):

Imagem

Imagem


Preenchi os espaços vazios com bolinhas de argila expandida até a altura dos vasinhos, acrescentando o tubo de irrigação no canto oposto ao ladrão:

Imagem

Imagem


Como eu não dispunha de manta permeável ou pedaço de tela plástica, eu isolei com uma camada de sphagnum desidratado antes de acrescentar o substrato que, conforme dá para observar, começa abaixo do nível do ladrão, ficando sempre em contato com a água:

Imagem


O conjunto já com o substrato (sphagnum avermelhado desidratado e areia de construção lavada, proporção 1:1). Propositadamente, do lado esquerdo ficou no nível da borda, ao passo que do outro lado, uns 2 cm mais alto:

Imagem


E, finalmente, as plantas em seus devidos lugares. As menores à esquerda, na parte mais rasa, com as maiores do outro lado, no substrato mais alto. Como o sol nasce do lado esquerdo, todas as plantas, sem exceção, pegam sua luz direta da hora que nasce até por volta das 13:00 hs:

Imagem


Foram para o bog:
- Todas as sarras remanescentes, exceto S. oreophilla e a S. rubra var. alabamensis que veio do Carlos (essas duas em estado bem melhor que as demais), em cujo vaso ficaram também as utrics;
- As duas dioneas, em estado lastimável (não sei se vão se recuperar);
- Todas as droseras, exceto a D. adelae que eu cultivo sem sol direto;
- Uma mudinha bem saudável de Pinguicula primuliflora.

Bem, essa é a minha última tentativa de salvar as minhas PC's não-neps... Em breve, posto imagens dos resultados.

Abraços!

Autor:  Edirlessandro Arruda [ 25.01.2009(Dom)11:36 ]
Título: 

Belo bog Miguel,boa sorte com as dionaeas.

Autor:  Bode [ 25.01.2009(Dom)12:07 ]
Título: 

Miguel, as plantas estavam recebendo sol diretamente nesse mesmo horário antes de irem para o bog ou estavam sob um sombrite???

Tomara que suas plantas se recuperem.

As placas de isopos acho desnecessário, pois como elas não formam uma caixa selada, a água em contato com o cimento esquenta e por consequencia esquentará o resto, o que vai garantir uma temperatura mais baixa seria o sphagnum vivo, que auxilia na evaporação da água e consequente perda de calor do sistema todo.

Abraço.

Autor:  Bruno Garcia [ 25.01.2009(Dom)16:59 ]
Título: 

Olá Miguel...
Ficou bom, pretendo fazer algo parecido com isso aqui em casa,
Aquela drosera caida perto de uma sarra seria uma D. binata? está bem caidinha heim!
Boa sorte na recuperação das PCs,

Abs

Autor:  Fernando Rivadavia [ 25.01.2009(Dom)17:00 ]
Título: 

Mto legal teu projeto Miguel!

Imagino q teu maior problema com as Sarras seja a falta de inverno, não? Ja pensou em botar na geladeira durante uns meses? Eu cheguei a fazer isso com algumas espécies mais sensiveis (como S.purpurea ssp.purpurea), que costumavam fungar mais facil no verao quando não recebiam inverno forte.

Abs, Fernando

Autor:  dion [ 25.01.2009(Dom)19:07 ]
Título: 

Ola
Miguel as dioneae gostam de solos mais enchargados e bastante sol, eu cultivei em bogs e elas não gostaram, a que tenho hoje só recuperei ela depois que aumente o nivel de agua até a borda do vaso.

Mas o seu projeto ficou muito bom, parabéns.

acho pra dar uma vida nova a sua sarra eu a poderia quase toda, assim ela brotaria em um clima novo, substrato novo, tbm, lavaria a base dela, as vezes tem alguma praquinha nela.

abçs

Autor:  Francisco Eduardo [ 26.01.2009(Seg)6:52 ]
Título: 

Olá Miguel ! primeiramente, fico muito envaidecido com a referência ao meu humílimo projeto de bog jardineira... e fico feliz por ver que vc aprimorou bastante a idéia ! adorei o ladrão que vc bolou ! muito interessante mesmo, vou pensar em fazer um assim quando estiver na época de trocar o substrato do bog !!!!! Parabéns !!!! Torço para que as suas plantas se restabeleçam plenamente !!!!

Citação:
Imagino q teu maior problema com as Sarras seja a falta de inverno, não? Ja pensou em botar na geladeira durante uns meses? Eu cheguei a fazer isso com algumas espécies mais sensiveis (como S.purpurea ssp.purpurea), que costumavam fungar mais facil no verao quando não recebiam inverno forte.


Olá Fernando ! isso se aplicaria às dionaeas cultivadas no Rio de Janeiro ? a dormência delas por aqui parece que foi letal, até agora só uma voltou... será que da próxima vez é melhor fazer isso no inverno ?

Grande abraço a todos !

Autor:  Fernando Rivadavia [ 26.01.2009(Seg)7:04 ]
Título: 

Francisco,

não sei se as dionaeas sao tao sensiveis à falta de frio como as sarras. Tente perguntar aos teus outros colegas do Rio ou de outra regioes litorâneas para saber o q é melhor p/ elas.

Boa sorte!
Fernando

Autor:  rodolfo palis [ 26.01.2009(Seg)12:32 ]
Título: 

Muito bom, ficou jóia seu bog!

Como já tinha lhe dito antes tenho o mesmo problema com minhas Sarracenias e Dionaeas, elas estão horrorosas, as Sarracenias perdem quase todas folhas ou ficam queimadas, a Dionaea parece que tá maii tranquila agora, também depois que perdi 5 delas!

Autor:  Francisco Eduardo [ 27.01.2009(Ter)3:08 ]
Título: 

Citação:
Como já tinha lhe dito antes tenho o mesmo problema com minhas Sarracenias e Dionaeas, elas estão horrorosas, as Sarracenias perdem quase todas folhas ou ficam queimadas, a Dionaea parece que tá maii tranquila agora, também depois que perdi 5 delas!


É disso que estou falando ! no meu caso, as sarracenias voltaram da dormência com força total, o mesmo acontecendo com as droseras... já as dionaeas... tadinhas... só uma, e assim mesmo, está com duas fohinhas... estou fazendo experiências com as dionaeas em vasos individuais na estufa, sob irrigação como as nepenthes... parece que elas não aguentam bem o sol daqui do Rio de Janeiro...

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/