Caminho do Pico Paraná 03/08/2013
Olá pessoal, no Sábado saí com 2 amigos rumo ao Pico Paraná.
Chegamos lá, nos preparamos, e começamos a sobir...
Chegando encima do primeiro morro tem algumas pedras com um belo visual, continuando a trilha à alguns metros há um local onde eu havia encontrado U. reniformis em uma poça com bastante musgo, mas destas vez não as encontrei:
Continuamos, no meio da trilha havia um macaco na arvore:
Lá atráz, tinhamos que chegar lá:
Encontrei Sphagnum por tudo...
U. reniformis de folhas pequenas, desta vez encontrei elas por tudo quanto é barranco:
E um paredão cheio de sphagnum:
Continuamos andando dentro da floresta cheia de pedras e raizes:
Eté que cheguei no primeiro local onde eu havia encontrado as D. ascendens (villosa?):
Um musgo interessante que me chamou a atenção:
Mais U. reniformis no barranco:
Querem sphagnum?
Continuamos o caminho até o segundo ponto de acampamento, não tirei nem fotos pois enfrentamos as trilhas e grampos anoite sobre a luz de um ceu estrelado. Durante a noite foi um apuro com a ventania que fez, parecia que iriamos decolar com barraca e tudo
Uma hora quebrou uma das varetas da minha barraca e resolvi dormir mesmo assim, com a barraca querendo voar a cada hora
Foi uma experiencia interessante. No outro dia, saimos cedo e seguimos devolta, pois estavamos esgotados para ir até o Cume, o Pico Parana que era logo mais para frente.
Mais musgo:
Aqui algo interçante que eu não havia encontrado da outra vez que vim, parece ser U. tridentata com umas folhas de U. reniformis perdidas no meio.
Um fungo interessante:
Mais para frente encotrei a suspeita U. tridentata novamente só que com umas hastes bem pequenas.
Acho que havia U. subulata crescendo junto
aquela drosera minuscula eu nem havia visto, só vé em casa haha, mas deve ser D. ascendens mesmo, não encontriu outras espécies de droseras por lá.
Nesta rocha onde escorre um corrego de água haviam muitas U. reniformis com folhas minusculas crescendo:
Espero que tenham gostado, foi uma aventura interessante de final de semana. Achei legal pois encontrei bem mais PCs doque da primeira vez que fui, haviam bem mais D. ascendens do que da outra vez.
Um abraço.