Valeu pessoal!
Fernando,
Citação:
Infelizmente a G.lobata não parece gostar de grandes altitudes e só tem dois locais conhecidos dela NO Caparaó e um na Serra da Araponga, todos bem abaixo dos 2000m. e de qq forma dezembro é um pouco cedo p/ ver esta espécie anual...
Só dois??? Achei que fosse mais abundante! Então minhas chances eram realmente pequenas. Fica pra próxima.
Citação:
O alto da serra parece ser mto frio p/ a maioria das PCs só lembro de ter visto U.reniformis acima de 2400m. Mas entre uns 2000-2400m (do terreirão até este abrigo acho), tem bastante D.montana, a pequena forma de D.ascendens típica do Caparaó (que em cultivo fica grande), G.aurea, U.reniformis, U.nephrophylla, e uma pequena e estranha forma de U.tricolor / amethystina / tridentata (até hoje não sei direito o que é...). Além de U.subulata é claro.
Isso! Foi entre a **Tronqueira** e o Terreirão (o abrigo!) que vi todas essas D. montana e algumas U. reniformis. Tudo na beira da trilha mesmo. Não pude explorar melhor os habitats. Acima do Terreirão, só U. reniformis mesmo, na faixa dos 2600 m.
Ivaldo,
Foi uma experiência muito legal mesmo! Foi a minha primeira expedição subindo montanhas como essas e achei incrível! O Pico da Neblina que me aguarde! hahahaha
A D. montana é bem bonita mesmo! Mas esse vermelho aí tem uns truques. Sou totalmente conservador com relação às fotos e não uso Fotoshop nem pra cortar. Pra mim clicou, acabou! Só que com certeza tem umas manhas na regulagem da câmera. ;)
Paulo,
Para de inventar desculpa, rapaz! Tô doido pra ver as novidades e sei que vc tem algumas!

Ibitipoca tem uma legal também. Vou tentar postar essa semana. ;)
Maurício,
A D. montana cresce e diversas regiões do Brasil e aceita facilmente um calorzinho também!
Adilson,
Foi um misto de falta de tempo e uma preguicinha tbm. hehehe
Vou tentar postar as fotos de Ibitipoca ainda essa semana.
Citação:
O outro oncidium também era terrestre? Se for é provavel ser Oncidium donianum.
Era! Vi um Oncidium MUITO bonito também em Ibitipoca. Fiquei impressionado!
Rodolfo,
Citação:
Chuva acaba com qualquer vontade de subir morro mesmo, depois do primeiro escorregão no barrancão a gente fica assustado, né?!!!!!
Ainda mais se for uma barrancão desses aqui! Imagina chegar Lá em baixo rolando. rs
Valeu Cléo! Temos que combinar de ir juntos da próxima vez.
Pra mostrar mais algumas fotos, a flora de líquens e fungos também era fantástica! Vi muitas coisas que eu nem sabia que existiam!

Abraços,
Vitor