Algumas PC´s no interior do PR.
Oi pessoal,
Fiz algumas expedições no interior do PR a procura de PCs durante esses dois últimos anos e finalmente vou começar a fazer os relatos dessas aventuras aqui no fórum, ufa!!
Começo com a minha primeira expedição feita em 7/9/2008 pela região dos Campos Gerais, lugar ótimo para a ocorrência de PCs devido a altitude, neblina e também pela quantidade de rios, riachos, minas de água, etc. que ocorrem por la.
Como ainda não tinha minha habilitação em 2008, pedi ao meu pai se ele aceitava fazer um rápido passeio naquela região. Ele aceitou e dedicamos aquela tarde de 7 de setembro a procura de plantas carnívoras.
Decidimos primeiro passar pelo município de Balsa Nova, não muito longe de São Luiz do Purunã, local que da inicio aos campos de altitude dos Campos Gerais.
Ao chegar lá, paramos na beira de um pequeno "canyon" onde suspeitei que pudesse haver um riacho e logo as primeiras "coisas" começaram a surgir.
Alguns fungos.
Tapetes de musgo muito comuns nas rochas expostas.
Belíssimo cactos em floração. Não sei a espécie.
E no meio de tudo aquilo surge
D. brevifolia. Com certeza a drosera mais comum de todo os Campos Gerais . Neste local havia algumas dezenas iniciando a floração.
Descendo o morro o riacho finalmente se torne visível.
Na beira deste riacho encontro a fantástica
D. ascendens!! Esta população era composta por poucos indivíduos adultos e vários “seedlings” que na pressa nem cheguei a tirar fotos. Pelo que vi, uma boa parte das plantas deste local apresentam maior pilosidade e possuem folhas mais estreitas.
Depois dessa descoberta em Balsa Nova, seguimos por um bom tempo pelo município de Palmeira quando, ainda no carro, me deparo com algo simplesmente incrível.
Conseguem ver as plantinhas?
E la estão elas! Uma enorme população de
D. ascendens em um típico habitat “barranco de estrada” Estas plantas cresciam em um substrato quase totalmente arenoso e em grande parte encharcado, num habitat que se estende por uns 200m no barranco. Acredito que deve haver centenas de individuos por lá, vejam...
São plantas menos peludas que as outras, porem bem maiores, com quase 10cm de diâmetro.
Algumas crescendo na grama a poucos metros do acostamento.
Bom, espero que tenham gostado das fotos desse dia magnífico. Depois eu mostro as outras espécies não encontradas nesta primeira expedição.
Um abraço.