Nome Científico: Aldrovanda vesiculosa L. Nomes populares: Aldrovanda
Origem/Distribuição: Europa, Austrália, África, Ásia (Japão, China e Índia).
Variedades: Européia verde (clima temperado), Européia vermelha (clima temperado), Japonesa verde (clima temperado), Asiática Tropical, Africana vermelha (clima subtropical), Australiana subtropical vermelha, Australiana tropical vermelha.
Descrição: Uma interessante planta carnívora aquática e flutuante, especialmente por suas armadilhas semelhantes as da Dionaea. De pequeno porte, alcançando pouco mais de 1-2 cm de diâmetro com ramos de aproximadamente 15-25cm. Como nas outras carnívoras aquáticas é uma planta desprovida de raízes. As folhas são dispostas em verticilo de 8 folhas em cujas extremidades se formam as armadilhas.
Envasamento: Cultivo externo (outdoor) em tanques. Cultivo interno (indoor) em aquários.
Substrato: Planta essencialmente aquática e flutuante livre.
Regas: Planta Aquática. Água ácida e livre de algas é o grande segredo do cultivo desta planta!
No cultivo externo pode-se usar folhas ou troncos secos para acidificar a água.
No cultivo interno é preferível a acidificação da água por a injeção de CO2 que ao mesmo tempo acelera seu desenvolvimento. É necessária suplementação com micro-nutrientes.
Luz: Cultivo Externo sob Sol pleno. Cultivo em aquários com forte iluminação.
Clima: Plantas temperadas suportam o rigor do inverno formando turions
Planta sub(tropicais) precisam de água aquecida no inverno (melhor sob cultivo interno).
Fertilização: Água sem cloro e sem excesso de macro-nutrientes (N/P), porém a carência de micro-nutrientes parece debilitar sensivelmente a planta.
Alimentação: Pequenos crustáceos, alevinos, insetos e larvas aquáticas
Transplante: Mantenha diversas colônias em tanques e aquários diferentes para evitar perdas nos surtos de algas
Ciclo de vida: As formas temperadas apresentam dormência sob o frio do inverno quando a planta fica reduzida a turions (um tipo de “cisto” formato pelo ápice da planta).
As formas (sub)tropicais apenas apresentam uma notada redução de tamanho.
Propagação: A propagação é feita principalmente a partir de brotações laterais da planta, mas também pode ser feita a partir sementes, as flores são hermafroditas.
Etimologia: Em homenagem a Ulysse Aldrovandi (1522–1605), botânico e naturalista italiano fundador do Museu de História Natural de Bologna.
Curiosidades: Apesar dos muitos relatos afirmando a necessidade de presas vivas e de um período de dormência no inverno, pois é nativa de regiões de clima temperado, eu tenho obtido pleno sucesso no cultivo da variedade européia temperada verde utilizando apenas as técnicas já consagradas para cultivo de plantas em aquários, ou seja iluminação artificial adequada, injeção de CO2, fertilização com nutrientes-traços e um rigoroso combate e profilaxia contra algas, sem jamais lhes ter oferecido presas e mantendo-as, por mais de dois anos, sem um período de repouso em águas mais frias.
Mantive minhas plantas em aquários com constantes 24-26ºC, sendo que no verão, sob 28-31ºC, já obtive florações com formação de frutos e sementes!
É uma planta que precisa de água ácida para se desenvolver, sendo muitas as técnicas utilizadas para acidificação da água, desde a adição de troncos e folhas secas para liberação de ácidos húmicos até a injeção de CO2.
Não suporta algicidas ou produtos a base de cobre, e nem tolera a competição com algas.