Nepenthes mirabilis 'Green'
Classificação: Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Nepenthaceae
Gênero: Nepenthes Espécie: Nepenthes mirabilis Seedling com poucos dias após germinação
Após seis meses de germinada
Origem/Distribuição: China, Indo-China, Hong Kong, Macau, Palau, Tailândia, Malásia peninsular, Singapura, Bornéu, Filipinas, Sumatra, Sulawesi, Maluku, Java, Nova Guiné, Austrália.
Altitude: Nepenthes mirabilis é um lowlander que pode crescer em altitudes intermediárias; 0-1500 m.
Envasamento: Os vasos de tamanhos menores podem ser usados para germinar as estacas, já os vasos entre 20 e 25 cm de diâmetro são usados de forma definitiva; utilizo vasos de nº 2 ou 2,5 e correspondem muito bem com o seu desenvolvimento.
Substrato: Por serem plantas de fácil cultivo e desenvolvimento, aceitam bem qualquer tipo de substrato. Sphagnum puro, é a melhor forma para germinar as sementes, garantindo um alto índice de germinação. Outros tipos de substratos foram testados nessa fase, mas tiveram um rendimento menor. Já com mais de uma semana de vida, a planta aceita qualquer mistura que for oferecida, sphagnum, areia, fibra de côco, casca de pinus, vermiculita, a formulação vai depender do cultivador. Tenho notado um desenvolvimento bastante satisfatório com sphagnum + areia e pó de fibra de côco, não ficando atrás a mistura de fibra de côco e areia na proporção de 50% cada.
Regas: Bastante resistentes, o uso de pratos com água embaixo é recomendado principalmente no primeiro mês de vida da planta. O importante é ter cuidado para não ocorrer o apodrecimento da raiz, nem tão pouco o surgimento de larvas do Aedes aegypti. Em locais de calor intenso, é aconselhável borrifar água 3 ou 4 vezes ao dia, bem como regar de cima para baixo da planta pelo menos uma vez por dia. É uma planta que gosta de bastante umidade.
Fertilização: Não utilizada a prática de fertilização, por cultivadores inexperientes. A saúde da planta não necessita dessa prática se essa possui condições normais de Luz, Água, Solo e Presas.
Alimentação: A própria planta desenvolve estratégias para a captura de seu alimento, mas em certos casos, alguns colecionadores adotam alimentação artificial principalmente com o uso de larvas do besouro
Tenebrio molitor e alguns insetos que possuem exoesqueleto mais flexível.
Transplante: O transplante é um método utilizado visando fornecer um espaço maior para o desenvolvimento da planta. O período da Primavera torna-se uma época bastante propícia para isso. Em estudo feito recentemente tenho acompanhado seedlings que foram transplantadas assim que apareceram as primeiras folhas, geralmente com menos de 3 dias de germinadas. O desenvolvimento tem sido satisfatório, porém, devido ao inverno tornou-se mais lento que nos outros períodos do ano. Como em todo cultivo, as raízes necessitam de um cuidado maior visando evitar danos e posterior morte da planta.
Propagação: A propagação por estacas é uma forma simples e muito eficiente para todas as espécies de Nepenthes, já a propagação por sementes necessita de um empenho maior por conta das condições climáticas e incidência de sol sendo necessários empenho e habilidade para fazer germinar as sementes e manter os seedlings vivos.
Planta com 10 meses de vida
Planta Adulta
Após 1 ano de germinada (Demorou, mas deu certo)
Cultivo PróprioPlanta com 1 ano e 9 meses, saudável e bonita !!!!!
Cultivo PróprioFontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Nepenthes_mirabilishttp://nepenthes.merbach.net/english/_mirabilis.htmlhttp://www.ladin.usp.br/carnivoras/Port ... nthes.htmlhttp://pt.mongabay.com/travel/malaysia/p23009p.htmlhttp://www.nepenthesaroundthehouse.com/nmirabilis.htm