Re: Minhas PCs (Atualizado 05/10/2012)
Jadson, muito obrigado pelos comentários. Bem vamos por partes, primeiro as fotos da haste floral da Dionaea, que pensei ter postado aqui, mas que pelo visto me esqueci:
Foto 1 - Primeira flor que abriu (cerca de 25 dias atrás)
Foto 2 - Depois da primeira flor murchar (após a polinização manual), mais três abiram e foram devidamante polinizadas (há 20 dias atrás)
Foto 3 - Haste floral totalmente polinizada e esperando gerar sementes (não muito esperançoso, mas mesmo assim vou persistir até o fim)

Quanto as sementes de Byblis, semeei mais de 30 e apenas estas duas germinaram e, mesmo assim, depois de 3 meses

. Estava quase reciclando o substrato quando vi dois pontos verdes no substrato.
Recebi sementes de B. liniflora de um amigo de outro fórum e utilizei uma técnica que aprendi no CPUK: coloquei as mesmas em um papel toalha e em seguida mergulhei-as em uma solução de Lixívia (água-sanitária) a 10% em 1 l de água de chuva, por 1 hora. O resultado é que em 7 dias, das 10 sementes que ele me enviou, 3 germinaram. Futuramente farei outros testes e se compravado a eficácia desta técnica dedico um tópico a mesma.
Obs.: Hoje depois de dar aulas na escola que leciono, passei em uma floricultura para comprar musgo e acabei adquirindo outra Dionaea. Das três que estavam na bancada, ela era a mais vistosa. Abaixo seguem algumas fotos do substrato "genérico" aonde ela estava plantada bem como da planta em si:
Foto 4 - Substrato "genérico" (acredito que seja fibra de coco + sphagnum)

Esse substrato estava seco na parte de cima, mas ao removê-lo da planta notei que o interior estava bem úmido.
Foto 5 - A Dionaea depois de removida do substrato e com o rizoma e raízes a mostra, porém úmidas para evitar o estresse do replantio.
Foto 6 - O resultado final; A planta em seu vaso definitivo, isto é, até que ela cresça e necessite ser mudada de vaso novamente. Com sorte farei isso daqui a 1 ano.

Abs,
Rodrigo F. Costa