Re: Algumas plantas: Drosera, etc...
Olá pessoal,
Peço desculpas pela longa ausência do fórum e pela falta de atualização neste tópico.
Citação:
Só tenho uma coisa a dizer de suas plantas Anderson: Uau . Todas são lindas mas, sou obrigado a confessar que as Droseras me fascinam. E o que é melhor, você possui uma grande variedade de espécies brasileiras. Definitivamente você ganhou minha admiração e respeito. Valeu por postar tão belas fotos.
Isso mesmo Rodrigo, a
Drosera é sem duvida uma das mais fascinantes de cultivar, recomendo.
Citação:
Essa grãomogolensis de itacambira é filha da do Carlos?
Essas D. graomogolensis vieram do Daniel O. Apresentam boa variação se observadas de perto.
Citação:
D. ascendens, Palmeira, PR. - essa é bem robusta e parece ser bem grande. Qual é o seu tamanho ?
Não são muito grandes. Cerca de 6cm, 7cm de diâmetro no máximo.
RodrigomabObrigado
Citação:
Lindas plantas, muito bem cuidadas. Mas gostaria de saber que tipo de areia é essas que estas usando. São granulos grandes es transparentes, parecem com os que já vi naqueles mini-aquários para betas. Mais uma coisa; com essas raizonas, o leaf cutting funciona?
A areia é de quartzo, material inerte, muito bom para ser usado em substratos.
Sim, leaf cuttings funcionam tranquilamente com esta espécie.
Citação:
Qual o segredo para manter esse substrato impecável, livre de algas?
O segredo: Água deionizada.
Por ser uma agua livre de sais solúveis não há como as algas se desenvolverem em grande quantidade. Alem disso costumo regar as plantas por cima para manter o substrato sempre limpo e livre de sais, a exemplo de como ocorre na natureza onde as plantas estão sempre expostas a água limpa em movimento (chuvas, riachos, etc.)
Citação:
Curiosidade:
Seu cultivo é em estufa com iluminação artificial?
Não necessariamente uma estufa mas sim um "grow rack" improvisado a partir de uma mesa antiga de computador. Sim, utilizo luz artificial pra quase todas as plantas, exceto para aquelas que estão na sacada. São quatro lâmpadas fluorescentes de 36W, duas de 2500 lumen, 6500K e duas de 3350 lumen, 4000k. Os refletores foram feitos a partir de dois tubos de PVC cortados ao meio. Cada refletor é revestido internamente com manta aluminizada para garantir melhor aproveitamento da luz.
Citação:
e aquela dionaea é o que? transparente onde você injetou sangue? aquilo ta preto de tanto escuro
Quanto mais tempo na luz mais escuras ficarão.
Karina e FranPanObrigado
Citação:
Qta variedade e q linda coloração!! Vc usa luz artificial?
Abs,
Fernando
P.S. "lutescens", não "lutencens" ;)
Isso, luz artificial. Correção feita.
Citação:
Fiquei curioso com as D. camporupestris sem substrato, você as transplanta com sucesso?
Quando fiz isso as plantas 'sentiram' muito, alguma dica?
O transplante das D. camporupestris é tranquilo. Voltam a crescer normalmente uma ou duas semanas apos o transplante. Costumo cortar as raízes maiores para facilitar a transferência para o novo vaso. Essas raízes cortadas são bom material para propagação.
Recomendo preparar um substrato bastante limpo (livre de sais solúveis) e alimentar as plantas assim que voltarem a produzir mucilagem no novo vaso.
Citação:
As Brasileiras então estão um show, a D. camporupestris aqui em casa eu não consegui manter mas elas são muito lindas... aqui em casa a unica sobrevivente é a D tomentosa.
Vou ver se faço uma doação de sementes de D. camporupestris em breve aqui no forum.