Re: mármore para alcalinizar substrato para pinguicula!
Galera cuidado com o uso indiscriminado de alcalinizantes.
Tuco, nem todas as mexicanas precisam de substrato alcalino! Cuidado que isso pode ser fatal!
Realmente algumas plantas toleram ou até gostam ( precisam) de substrato alcalino.
Neste tópico do Marciel em outro forum explica um pouco sobre a classificação de pinguiculas segundo sua relação com o calcio. Existem especies calcifilicas e calcifobicas.
http://www.carnivoras.com.br/pinguicula ... t1038.htmlA grande maioria é sim calcifobica. Eu recomendo que leia um pouco sobre o habitat da especie que estão plantando e cultivando pra ver que tipo de substrato usar.
Eu mesmo uso calcario e dolomita de aquario no substrato de algumas pings, que melhoraram muito com a adição de calcario.
Eu tenho moctezumae x colimensis, e tinha moctezumae pura. Ambas estavam aparentemente bem em substrato comum (sphagnum e areia) mas quando fiz experimentos com substrato acrescido de dolomita dobraram de tamanho, saiu muitas mudas e muitas e muitas flores. Hoje so mantenho a hibrida em varios tipos de substratos e as melhores estao em substrato contendo calcario.
Eu tambem testei com outras especies, cyclosecta, x tina, laueana. A unica que desenvolveu bem em substrato alcalino foi a laueana, as demais ou morreram ou ficaram muito debilitadas e não cresceram bem.
Eu uso sphagnum, casca de pinus, e dolomita em areia e dolomita pedriscos para especies calcifilicas.
Abração