Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Tutorial de envio de utricularia pelo correio
Olá pessoas,
acabo de passar algumas dicas para o envio de utricularias pelo correio e avaliei que isso poderia ajudar mais pessoas. Em geral o envio dessas plantas é feito de forma dispendiosa em relação à sementes, o que vou descrever pode ajudar os colegas a cambiar mais essas belas plantas.
O processo é bem simples: 1) Primeiro retira-se a planta do vaso, todo o torrão. Geralmente nas laterais há uma grande quantidade de estolões. 2) Retire os estolões com uma pinça, recoloque o torrão de volta no vaso, a 'planta' (geralmente são vááárias plantas) nem vai sentir. 3) coloque o material que retirou com a pinça em um recepiente limpo e lave com água (destilada ou da chuva).
Há duas formas de acondicionar os estolões para envio que eu comnheço, são bem práticos:
(a) Envolver em sphagnum úmido ou (b) colocar entre dois guardanapos de papel umidecidos. O bom é que assim você ocupa muito pouco espaço e consegue enviar como carta registrada ou mesmo como PAC. Se enviar como PAC recomento uma caixinha de TIC-TAC dentro do envelope para maior proteção.
Como os estolões ficam abaixo do substrato vão sentir bem pouco o envio, nem é necessário que existam folhas neles.
Para plantar, ao receber, é só colocar sob uma fina camada de sphagnum (fervido e moído) e areia (1:1) sob luz indireta, as folhas logo aparecem.
Um abraço.
Carlos.
_________________ Droseraholic!!!
|
22.03.2011(Ter)16:30 |
|
|
werner
Apadrinhado
Registrado em: 02.08.2010(Seg)12:44 Mensagens: 31 Localização: Natal - RN
|
Re: Tutorial de envio de utricularia pelo correio
Ótima idéia de divulgar para todos Carlos, assim podemos facilitar as trocas de espécies de utrics e aumentarmos o cultivo. Só complementando pode-se por os estolões (já acondicionados) dentro de uma caixa de CD ja é uma maior proteção, e podendo ser enviado o mesmo por carta registrada, que teoricamente chega em média de 3 a 5 dias ao destino, mais economico e mais rápido que o PAC.
Abraço!
_________________ Growlist & Wishlist
|
23.03.2011(Qua)23:40 |
|
|
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Muito boas as dicas, é bem a maneira que eu ultilizo, coloco uma mudinha com folhas e raizes dentro de um ziplock e envio dentro da carta com paleis envolvendo... a Caixinha de TIc tac é uma boa também... deveria ser permitido por carta registrada. Charopisse do correio O unico risco é o serviço amassetar sua muda, mas como muitas utricularias são resistentes acabam ainda brotando após plantadas...
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
24.03.2011(Qui)12:16 |
|
|
Rique
Destaque
Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18 Mensagens: 188 Localização: São Paulo, SP, Brasil
|
Felipe_Pinho escreveu: ... mas como muitas utricularias são resistentes acabam ainda brotando após plantadas... Espero que brotem rápido Eu pensei em outra coisa... E se colocar dentro do corpo de uma caneta, tipo uma Bic sem a carga, será que o correio acharia ruim, ou investigaria achando que é droga? Porque assim protegeria muito mais que a caixa de TicTac ou de CD, a chance de quebrar e amassar a planta seria infinitamente menor... Recebi sementes de Sarra esse mês que parece que pisaram em cima... Isso porque tava bem embalada com plástico bolha e tudo... PS: Uma pergunta "indecente" : O que significa "estolão"... Sei o que é mas de onde vem essa palavra ?
_________________ Henrique P. Ferreira
|
24.03.2011(Qui)13:43 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
|
26.03.2011(Sáb)16:29 |
|
|
Jadson
Destaque
Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00 Mensagens: 668 Localização: São Mateus, ES
|
Muito boa forma de enviar utricularias terrestres, mas e as aquáticas? Tenho U. foliosa e U. gibba mas não sei como enviá-las.
Aguardo.
_________________ "Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."
Growlist e Wishlist Galeria
|
13.02.2012(Seg)19:44 |
|
|
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
Embalar aquaticas sao muuuuuuuuuuuito facil he so colocar dentro de um potinho de purpurina vazio ja a foliosa que eh maior he apenas vc colocar em um saco zip clock com um pouco de agua Obs eu mesmo inviei uma gibba para a robreta duval so que em um potinho de remedio
_________________ vinicius passou por aqui
|
13.02.2012(Seg)20:01 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Se a embalagem estiver bem vedada o processo é o mesmo Jadson, a diferença básica é que as terrestres perdem umidade mais devagar. Cuidado para não exagerar na água pois as plantas podem se liquefazer no caminho.
|
14.02.2012(Ter)10:51 |
|
|
|