sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Autor |
Mensagem |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Lucas, lá também vende vermiculita. É um outro composto indicado para montar o substrato de pc. 5 reais a caixinha da dimmy.
Abraços
12.02.2009(Qui)17:16 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
A argila expandida serve apenas para manter um tipo de "lençol freático" no fundo... seria a melhor opção pois também ajuda a manter a temperatura da água, mas na falta até bola de gude serve (qualquer coisa inerte às plantas, isto é, que não se decomponha nem tenha sais nocivos, pode ser utilizada...)
12.02.2009(Qui)17:47 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
 Primeiras fotos (atualizado*)
É com muita satisfação que venho mostrar os primeiros resultados bem-sucedidos. Tudo graças ao trabalho dos membros que de forma generosa dividem o seu conhecimento e/ou doam sementes. Byblis liniflora germinando (recipiente plástico forrado com papel umedecido). Achei mais prático, pois não perco as sementes. Germinou entre 12-15 dias.  Byblis liniflora seedling (mudinha). Foi a primeira semente germinada, não fotografada. Neste lote (5 unidades), as sementes foram escarificadas em água sanitária a 1%, até ficarem brancas (cerca de 4 a 5 horas), enxagüadas em água limpa (24h) e depois postas em recipiente plástico forrado com papel umedecido. Uma única semente germinou depois de 5 dias. Transplantada para o vaso definitivo (usando palito de dente com um pouco do papel de fundo) quando formou as primeiras folhinhas. Substrato: Areia, carvão (picado e lavado) e serragem grossa em partes iguais. A mistura foi lavada e depois esterilizada com água fervente. Reparem que a planta mesmo pequena já fez uma vítima. Atualmente está com 2,5 cm de altura.  Drosera burmannii. Germinou em 12 dias. A camada de musgo não é Sphagnum, mas sim musgo comum de parede, raspado, lavado e fervido. A olho nu o substrato está apenas úmido, a aparência de encharcado é devido à grande ampliação da imagem.  Obs: Nunca deixo as sementeiras descobertas, ou é com tampa (transparente) ou com filme plástico para proteger da chuva, da poeira, da dessecação e principalmente dos insetos (tive problemas na primeira cultivadeira com mosquinhas cinzas que a acharam ideal para depositarem seus ovos, e depois vieram as larvas  ). *Fotos das cultivadeiras (atualização de 30/04/09): Pote de sorvete  Caixa de bombom (temporária, para germinação) 
Editado pela última vez por Ian em 01.05.2009(Sex)19:06, em um total de 14 vezes.
|
14.04.2009(Ter)16:25 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Citação: Substrato: Areia, carvão picado e serragem grossa. Mistura esterilizada com água fervente.
Olá Ian ,vc disse serregem grossa ?de qual madeira vc tirou essa serregem?acho que mesmo esterilizada não é recomendado,até que a muda de Byblis está bem mas depois que essa serragem virar nutrientes?há não ser que vc esteja fazendo testes,é a minha opinião ,cada um tem a forma de seu substrato ,bom cultivo para vc .
|
14.04.2009(Ter)16:36 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
 Edirlessandro
Com certeza amigo, foi um teste que, pelo menos de início, está dando certo. A mudinha ainda é nova (foi a primeira) e estou acompanhando seu desenvolvimento. A serragem (grossa) foi coletada em uma marcenaria (peroba talvez, rss). A areia, o carvão picadinho e a serragem foram lavados várias vezes em separado (balde com agitação manual  ) até que a água saísse clara (peneira ou escorredor de arroz são muito úteis). A esterilização caseira também foi feita nos baldes com o material seco (só jogar água fervente e deixar de um dia para o outro). Enxágües adicionais se necessário (principalmente a serragem), depois é só misturar e usar. Se for pouca quantidade, é mais prático fazer esse procedimento com os materiais misturados desde o início, mas aviso que eles se separam durante a agitação e decantação, normal. Optei pela serragem como substituto do xaxim; o carvão picado substituindo a perlita; e o musgo de parede substituindo o Sphagnum. Meu objetivo é encontrar uma mistura alternativa mais acessível e ecológica para o cultivo de PCs, especialmente se pudermos reaproveitar resíduos que hoje são desperdiçados (nem que seja isopor e plástico, rs). Muito obrigado e um grande abraço.
|
14.04.2009(Ter)17:24 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
 Ian
Com toda essa reciclagem o planeta agradece 
|
14.04.2009(Ter)19:00 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Parabéns pelos resultados, Ian! Se puder, por favor poste fotos das suas cultivadeiras inteiras! Abração!
14.04.2009(Ter)20:42 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Ian, só gostaria de te lembrar q B.liniflora é uma espécie anual q geralmente germina no início da estação de chuvas (primavera em SP) e morre com a chegada da seca no iverno (julho-agosto em SP). Portanto eu recomendaria vc guardar as sementes desta espécie e só plantar no final do inverno ou primavera. Elas não gostam de frio e mtas vezes não sobrevivem ao inverno de SP.
Abs, Fernando
|
15.04.2009(Qua)1:06 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Fernando ! por aqui não tenho esse problema - hehehehehehehehehehehe - elas germinam e florescem o ano inteiro. E, mesmo sendo anuais, acho que conseguem se reproduzir sozinhas, porque as matrizes vieram de sementes que germinaram em 2007 e ainda estou com um monte delas nos bogs ! Grande abraço.
|
15.04.2009(Qua)8:23 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Francisco, >Olá Fernando ! por aqui não tenho esse problema - hehehehehehehehehehehe - elas germinam e florescem o ano inteiro. Com certeza, p/ quem mora em lugares que sao quentes o ano inteiro, não existe essa preocupação. não sei como é Sao Pedro no RJ, mas vejo q fica perto de Petrópolis, portanto imagino que seja mais frio do q onde vc está e por isso achei importante avisar o Ian. >E, mesmo sendo anuais, acho que conseguem se reproduzir sozinhas, porque as matrizes vieram de sementes que germinaram em 2007 e ainda estou com um monte delas nos bogs ! não entendi a relação... Todas as espécies conseguem se reproduzir sozinhos ou morreriam!  E qto a B.liniflora, mesmo se vc a cultiva em local frio, ela vai produzir sementes que brotarão sozinhas na primavera. Pode até virar praga. Abs, Fernando
|
20.04.2009(Seg)14:46 |
|
 |
|