Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.06.2024(Dom)0:08



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 G. aurea e D. ascendens em Pindamonhangaba-SP 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem G. aurea e D. ascendens em Pindamonhangaba-SP
Saudações!

No final de setembro estive em Campos do Jordão (SP) e aproveitei a viagem para procurar algumas plantas carnívoras
na Serra da Mantiqueira. Contei com a ajuda do Paulo Minatel que me forneceu informações sobre os locais pois ele já
esteve naquela região. Os locais de busca foram no município de Pindamonhangaba, com saída de Campos do Jordão (SP).
O primeiro local era às margens de uma grande lagoa de águas límpidas e terrivelmente geladas que ficava às margens
da estrada.

Imagem

Destacavam-se na paisagem da margem da lagoa as numerosas Xyris sp. em flor.

Imagem

Cheguei ao local antes das seis horas da manhã, era muito mais frio do que eu havia previsto (cerca de 4º C), com ventos
constantes (30, 40 Km/H?) a 1812 metros de altitude.

Imagem

Conforme o Paulo havia indicado, as primeiras plantas encontradas foram as minhas preferidas, as belíssimas Drosera ascendens.
Era uma população relativamente pequena. Talvez o longo período de seca durante o inverno as tenha 'encolhido'. Estavam um
tanto fechadas, talvez produto do chuvisco que caia. Seria interessante uma comparação do meu relato com as impressões do
Paulo M. e do Fernando R. que já visitaram esse local.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 04.10.2010(Seg)7:18, em um total de 2 vezes.



03.10.2010(Dom)21:51
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ah, havia muito sphagnum entre a vegetação, nas áreas mais úmidas havia grande quantidade de Paepalanthus sp.,
moitas grandes de ‘capim’ em áreas mais drenadas e finalmente o tal ‘poejo’ que o Adilson mostrou em outro tópico,
realmente ele tem um odor muito forte de menta.

Imagem
Imagem
Paepalanthus sp.

Imagem
Turfeira com grande quantidade de Sphagnum sp.

Imagem
Poejo (Cunila galioides?)

Por falar em carnívoras, havia uma população bem grande de Genlisea aurea, eu pelo menos nunca vi tantas, :shock:
estavam começando a florescer, umas poucas hastes com flores mas muitas a sair das rosetas. Comparadas à população
que encontrei com o Flavio B. em Garuva (SC), essas plantas de Pindamonhangaba apresentavam hastes mais curtas,
com flores menores e, aparentemente, com menos tricomas. As plantas parecem bem diferentes, mas é uma questão ambiental.
Quanto mais à flor do solo estava a água, maior a quantidade de muscilagem na roseta e quanto mais insolação, menos verdes
eram as plantas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 06.10.2010(Qua)15:14, em um total de 2 vezes.



03.10.2010(Dom)21:51
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Dificuldades para encontrar as plantas? Veja como é fácil de encontrar:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
:lol: :lol: :lol:

A lagoa era um ‘corredor de vento’, quando comecei a tremer me dirigi a outro local,
mais alto e protegido pela vegetação, a próxima planta a ser encontrada era a Utricularia reniformis
que ajudaria uma pesquisa genética, no caminho do local indicado encontrei uma série de plantas interessantes:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, como vocês puderam constatar eu não encontrei a U. reniformis, o solo onde elas deveriam estar quando que não
estava seco estava seco e queimado. :?

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 04.10.2010(Seg)7:30, em um total de 1 vez.



03.10.2010(Dom)21:52
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Felizmente haviam outras distrações pelo caminho, um jacú (Penelope sp.) aqui,
um carcará (Polyborus plancus brasiliensis) acolá e ...
... orquídeas muito interessantes, alguém identifica?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Após quatro meses sem chover, isso finalmente aconteceu ...
... eu havia descido a montanha e foram duas horas de chuva gelada na cabeça sem encontrar uma mísera
folhinha em forma de rim entre as rochas.

Algumas outras ‘coisas’ interessantes:

Imagem
Urutau (Nyctibius sp.) que eu quase pisei, foi bem divertido ele com a bocona aberta tentando me assustar
(achou? Está de boca fechada lá no centro da foto)

Imagem
Um esquilo, em Campos do Jordão.

Imagem
Bar da cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão.

Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado.

Um abraço. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 05.10.2010(Ter)11:56, em um total de 3 vezes.



03.10.2010(Dom)21:53
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 04.06.2010(Sex)8:49
Mensagens: 52
Mensagem 
Show de bola Carlos, pena o frio né, mas quem ta indo para Campos, vai esperando frio mesmo, o terrinha fria.....

Abração e parabéns...

_________________
www.carnivorasantos.com


04.10.2010(Seg)8:17
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
gostei das fotos carlos, gostei da camada de musgo e das orquideas, encontrou mais alguma população de Drosera ascendens ou só aquela da primeira foto.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


04.10.2010(Seg)13:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Parabéns Carlos!
Lindas fotos e viagem incrivel!
Meu irmão tem casa lá em Campos mas eu não vou muito (nunca!!) pois não sou chegado no frio, hehehh! 8-)


Abç.

_________________
Imagem


04.10.2010(Seg)13:12
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Muitas fotos ficaram sem carregar e olha que fechei tudo que usava a Internet deixando só o navegador aberto. Mas vendo só um pouquinho ja ta bom mas quero ver o resto. Vocês nunca tiram fotos de seedlings na natureza.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


04.10.2010(Seg)13:22
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Ahh muito bom ver você andando por ai mais frequentemente assim!

Belas G. aurea e D. ascendens, elas meio que formam uma dobradinha ai nas serras do sudeste, geralmente onde tem uma, aumenta as chances de ter a outra.

O Poejo não é exatamente a mesma lamiaceae que existe em Aiuruoca (Hesperozygis mirthoides) mas deve ser uma parente proxima, afinal o aroma de menta deve ser tão fantástico quanto!

A orquidea de bulbos grandes é um zygopetalum, Por ai deve ser o mackay ou o intermedium.

A Cattleya (sophronitis) Deve ser a mantiquerae. A coccinea ocorrem em serras mais litorâneas e floresce no começo do ano. Mas se bem que por mim as duas são sinônimos, não vejo nada de fundamental que diferencie as duas como acham certos autores além de epoca de floração. Belíssimas as fotos delas.

A coisa de cabelos pendurados é uma Scuticaria. Provavelmente deve ser a hadwenii, que é a espécie mais comum e geralmente ocorre nesse tipo de ambiente umido.


Com relação ao povo que não gosta de frio: XD XD XD não sabem o que estão perdendo, porque uma boa parte da flora de carnivoras e outras familias interessantes gosta justamente de altitude e de frio. Bom que é menos concorrencia pra explorar e descobrir coisa hahahaha

:lol: :lol: :lol:


04.10.2010(Seg)14:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Parabéns pelo relato Carlos e obrigado por compartilhar. Uma pena que quando passei nas margens dessa lagoa eu não fazia a menor idéia de que existiam PC's ali, aliás, nem as conhecia direito. É um lugar muito bonito!

Abraços

_________________
Imagem


04.10.2010(Seg)15:07
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB