srjosue
Registrado em: 26.07.2013(Sex)21:52 Mensagens: 7 Localização: São Paulo Brasil
|
Habitat natural
Pessoal boa tarde, cultivo muitas outras plantas inclusive bonsais e um dos segredos dos bonsais e de qualquer planta em vaso é reproduzir o habitat natural dela por exemplo tenho bonsais de macieira nascidas de sementes, como a maçã é uma planta de clima frio eu germinei as sementes na geladeira e cultivo a planta numa área da casa com luz porém fechada com ar condicionado a no máximo 20° dependendo da época do ano, funciona muito bem e a planta produz lindas maçãs. No caso das Nepenthes Alata no caso das minhas ela está produzindo jarros porém eles já nascem secos e não se desenvolvem, vi vários tópicos sobre o assunto neste forum e estou quase convencido de que o problema da minha planta é algo relacionado ao clima, no momento minha planta está num substrato apenas de sphagnum higienizado e a rega é feita com água filtrada 3 vezes o que reduz drasticamente a concentração de cloro ou com água da chuva triplamente filtrada porém não estou certo sobre as condições climáticas e a umidade, neste momento em são paulo já não chove a algumas semanas por isso está um tempo muito quente e seco porém este estado dela já vem desde novembro quando chovia muito, o interessante é que o caule da planta cresce e forma novas folhas e ameaçam a formar jarros mas no fim eles acabam secando. Visto isso pergunto: Quais são as condições climáticas ideal para as Nepenthes Alata e o que eu posso estar fazendo de errado? Obrigado a todos.
_________________ Um bom dia a todos de Josué Sampaio!
|
rdrgobra
Moderador
Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44 Mensagens: 2150 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Re: Habitat natural
Josué, as Nepenthes são oriundas da África (Madagáscar, Ilhas Seychelles), Ceilão, Índia, Sudeste Asiático, Sul da China e Oceania, ou seja, regiões de clima tropica/subtropical. Como a distribuição das mesmas é grande conclui-se que vivam sob condições "mui sui generis" que vão de locais de floresta (a maioria) como epífitas, descampados, próximas ao mar, em fendas localizadas nas rochas das montanhas e por aí vai.
No caso específico da N. alata, basta apenas manter o substrato úmido e borrifar água em suas folhas por no mínimo 2 vezes ao dia (de manhã e ao entardecer), de forma que o ambiente em sua volta permaneça com a umidade alta o que em tese favorecerá a formação dos jarros desta PC.
Espero ter-lhe ajudado em sua dúvida e desculpe a demora em responder seu tópico.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."
George Bernard Shaw (1856-1950)
|