Ficha de Cultivo:
Genlisea aureaAngiospermas
Eudicotiledôneas
Ordem: Lamiales
Família: Lentiburiaceae
Gênero: Genlisea
Subgênero: Genlisea
Espécie: Genlisea aurea (Augustin Saint-Hilaire,1833)Genlisea aurea encontrada da Serra do Quirirí, Município de Garuva, Santa Catarina (Rohrbacher & Bielke, 2007)Imagens in habitat Nomes populares: "Violeta do Brejo", “Corkscrew Plant”, “Reusenfallen“
Origem/Distribuição: Exclusiva do Brasil, do estado do Mato Grosso do Sul, indo à região Centro Oeste, descendo até o estado de Santa Catarina (MS, GO, SP, MG, PR e SC).
Variedades: G. aurea var. aurea e G. aurea var. minor
Envasamento: Vaso alto (19 cm ou mais) com substrato submerso a 80% de sua altura, ou mais pois pode apresentar rosetas submersas no habitat, em cultivo mantenho acima da coluna d'água pelas algas inconvenientes que podem crescer na água do vaso.
Substrato: Utilizo sphagnum morto (LFS) a 60% e areia de quartzo (usada para filtros de piscina) a 40% (3:2). Fora no Brasil é usada turfa e areia em diferentes proporções.
Regas: Quando chove... enfim, não são feitas regas, apenas é mantida uma bandeja cheia d'água embaixo dos vasos. Essa espécie recebe no habitat a umidade também pela neblina, a umidade do ar deve ser mantida alta em terrários (acima de 80%).
Luz: Moderada, em casa fica sob sol direto por ser um local com neblina constante (borda de serra no nordeste de Santa Catarina, a 832 metros de altitude). Outros locais podem requerer sombrite de acordo com a intensidade dos raios solares.
Clima: Temperado, 'temperaturas frescas' na maior parte do ano, com média de 16 graus Célcius, variando entre + 25 e - 5 graus Celsius.
Fertilização: Proveniente da decomposição natural do Sphagnum sp. ou turfa e das presas capturadas pelas armadilhas, não utilizo suplementos.
Alimentação: Protozoários e outros invertebrados sugados no fluxo constante de água que ocorre nas armadilhas em forma de espiral escondidas sob o substrato.
Transplante: Substrato trocado anualmente, a planta pode ser limpa e lavada sem problemas.
Ciclo de vida: Planta perene
Propagação: Sementes,
tissue culture e
leaf cutting. A planta costuma lançar novas rosetas também.
Curiosidades:
- As armadilhas são únicas dentre as PCs, folhas subterrâneas espiraladas em forma de forcado com um bulbo onde ocorre a digestão.
- Possui mucilagem nas folhas se mantidas em alta umidade
- A haste é desproporcionalmente grande em relação à roseta.
- A G. aurea var. minor ocorre no Sudeste e Centro-oeste, sem registros no Sul do país.
Fontes:
WikipédiaPlantas carnívoras do Brasil e do Mundo