Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.01.2025(Sex)12:07

Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Estufa do Fabricio - Borneo 1 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Carlos,

a estufa vai ter de tudo um pouco! De plantas carnívoras, orquídeas, plantas aquáticas e até peixes no inverno daqui hehehe. Eu realmente fiz a estufa pra evitar pássaros, borboletas (lagartas fazem estrago nas orquídeas e as aquáticas) e evitar dor de cabeça com larvas de mosquitos, e ai telei tudo! Mas tem passagens por baixo, pra formigas! rsrsrs
E digo o mesmo que falei pro Mauricio acima, querendo ajudar a preencher é só avisar que damos um jeitinho! hehe
Ah e depois me manda as fotos macro que você me falou que ia tirar, acho que já tenho uma idéia do problema! Manda-me as fotos que depois te mando email com as minhas suposições.

Enviarei assim que conseguir tirara as fotos, a semana está bem puxada, meu tempo 'livre' em casa foi apenas de noite,
o que inviabiliza boas fotos com a minha câmera.

Não esqueça de me enviar a carta selada, tenho algumas 'coisas' separadas para você.

Um abraço e bom cultivo. :wink:

21.01.2010(Qui)7:19
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Re: Estufa do Fabricio - Borneo 1
Fala povo, depois de anos de montagem desta estufinha, não cabe mais nada.....

è pc, orquidea, platycerium e aquaticas em um espaço de 3 x 2,5, são mais de 350 vasos de plantas!

Imagem
Imagem

è coisa amontoada, no chao, que está dificultando o cultivo, pois estao sombreando e impedindo a rega de molhar por igual.

Mas mostra que a pequena estufa está aprovada depois de anos no quesito aclimatização de plantas! Vão super bem nela.

Mas hoje, estou iniciando uma nova, pra ficar ao lado da pequena.

ainda em fase de montagem, mas .... hehe cenas dos proximos capitulos...

Imagem

abraços

Minha Grow list!

06.06.2012(Qua)17:56

nossa é muita planta msm /surpreso tem fotos das aquaticas?

06.06.2012(Qua)18:06
Moderador

É muita planta! Logo vai ter que fazer um upgrade na estufa!

Parabéns pelo empenho! Abs..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

06.06.2012(Qua)18:14
Destaque

Olá Fabrício.
Sua estufa está do jeito que eu gosto!
Desejo muito sucesso no novo projeto.
Um grande abraço.

06.06.2012(Qua)20:54
Destaque

Olá Fabrício ! Se vc me permite, aqui vão duas sugestões para aumentar a umidade no interior da estufa que funcionaram muito bem aqui em casa. a) encha o chão de bolinhas de argila expandida, porque elas vão reter a água da irrigação e manter o ambiente interno sempre úmido; b) monte uma fonte dentro da estufa, se houver espaço - numa das primeiras montagens de minha estufa, coloquei uma caixa d´água de 250 litros com uma bomba submersa e uma mangueira pendendo sobre ela, presa à própria estrutura da estufa, que fazia as vezes de "cascata". Ambas as engenhocas funcionaram muito bem, mas acho que, já que vc está investindo em uma estufa maior, seria interessante montar um sistema de irrigação (preferencialmente automático). Confesso que foi o mecanismo que mais gostei de montar em toda a estufa - era simples, dotado de aspersores tipo "neblina" !

07.06.2012(Qui)18:17
Destaque

Olá,

Leo,

O que você quer dizer com a estufa estar do modo que gosta? Esta se referindo a nova, com muito espaço , de metal ou a atual, lotada! hehehe

Francisco,

Eu já pensei nisso. Se fosse somente pras pcs, iria fazer como a atual, toda fechada de plastico de estufa, fazendo somente algumas janelas em cima pra sair o calor. umidade altissima e pras low landers é uma maravilha, abafado e quente!

Mas como terá outras especies, será coberto de sombrite e filme agricola, lateral de sombrite, terá sim alguns tambores e uma mini mesa hidroponica pras plantas aquaticas. E já uso o sistema de rega automática, com timer e valvula solenoide com microasperssores, fazendo uma "nuvem" dentro da estufa.

Minha Grow list!

07.06.2012(Qui)19:24
Destaque

Olá Fabrício ! Muito legal, poste fotos pra gente poder admirar e inspirar nossos projetos ! No meu caso, na fonte, eu e minha esposa começamos a criar carpas, mas algum pássaro as pescou... Achamos que foi um tipo de mergulhão que de vez em quando ronda aqui a reserva... Agora estou pensando em tentar a criação das carpas no laguinho do chafariz - até comprei um filtro UV para retirar as algas e a água verde dele, que fica sob sol pleno, mas estou pensando numa estrutura de cobertura que impeça o mergulhão de faturar meus peixes outra vez... Só tem um problema nisso: os bem - te - vis se acostumaram a beber do chafariz no final da tarde, e não gostaria de perder esse espetáculo...
Grande abraço !
PS - Pela sua descrição, só falta mesmo um deionizador para a água da estufa ! Eu cheguei a esse ponto no meu vício... rsrsrsrsrss... a água descia da caixa central da casa, passava por ele, ia para uma caixa especial para a estufa e quando o timmer acionava a irrigação, acionava igualmente uma bomba que a trazia, desmineralizada, ácia e mole, para as plantas - especificamente nepenthes... A minha cobertura era apenas sombrite, não usei plástico porque na semana em que coloquei as plantas murcharam...

07.06.2012(Qui)19:34
Destaque

Francisco,

A minha estufa ainda está sendo montada. Ela ja estava com a parte metalica pronta, tiveram que desmontar pra acertar alguns angulos e outros detalhes. Mas com o tempo vou deixar como quero.

Sobre o plastico, aqui em casa não tive problema, mas se colocar só o plastico sem um sombrite mais fraco ( 50%) ai elas queimam mesmo! Aqui é plastico e sombrite e pega um pouco de sol, as plantas iam super bem, mas ficou umido de mais e começou a atacar pragas.

Sobre as carpas, se as carpas eram filhotes, o culpado é o bem-ti-vi. Aqui em casa ele é o terror! comia meus platys e meus bettas , até adultos!

Com o tempo vou criar um novo tópico com a evolução da nova estufa.

Abraços

Minha Grow list!

07.06.2012(Qui)19:50
Destaque

Olá Fabrício ! aqui a estufa tinha o sombrite e o plástico e ainda assim, no verão, o plástico aumentou a temperatura barbaramente e diminuiu a umidade, tanto que tive de retira-lo às pressas. O teto da estufa e a lateral que pegava sol pleno tinham 2 camadas de sombrite 30% sobrepostas e as demais paredes, uma só camada...
Quanto às carpas, algumas tinham quase um palmo... Foi o Mergulhão, que já vi faturando os peixes do lago da Praça Saens Peña, aqui na Tijuca, e da nascente do rio Trapicheiros... É um bicho engraçado, a penugem é preta, o bico é recurvado, tem um pescoço longo e os pés como os de pato...
Grande abraço !

07.06.2012(Qui)20:00
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo