Nepenthes - Miguel Pandini - atualização em 18/11/2009
Olá, pessoal! Agora, sim, já é possível mostrar!
São estas as minhas primeiras 12 nepenthes sendo cultivadas no que chamo de “melhores condições”, ou seja, com melhores cuidados e seguindo os procedimentos que aprendi aqui em nosso fórum, com os meus amigos “nepenteiros”!
Elas foram as responsáveis pela composição do meu primeiro “nepentário”, que aqui em casa eu chamei de “recanto das neps”! Com a chegada de novas espécies recentemente, algumas já tiveram que mudar de lugar.
São imagens feitas ao longo de quase um ano, as quais considero as melhores para cada espécie.
Sem mais delongas, vamos a elas:
1 -
Nepenthes alata – um “cacho” de jarros vigorosos e fartamente coloridos:
2 -
Nepenthes khasiana (?) - um pouquinho exigente em relação à umidade, ainda aguardando a primavera para produzir jarros maiores:
3 -
Nepenthes rafflesiana var. nivea - a “preguiçosa”! Radicalmente contra o clima sêco:
4-
Nepenthes reinwardtiana 'Green' - ainda não muito bem adaptada, continua a produzir pequenos jarros do tipo “lower”, sem aqueles tradicionais “olhinhos”! Aguardo a primavera para vê-la melhor:
5 -
Nepenthes 'Spotted' - um possível híbrido de
N. gracilis com
N. mirabilis, com seus pequenos e belos jarros “lower” de cores contrastantes (que dobraram de tamanho depois que a planta foi para o sol da manhã!):
6 -
Nepenthes X chelsonii - a campeã dos “alarmes falsos” – a que sente mais os efeitos do tempo sêco... mas, de beleza inquestionável:
7 -
Nepenthes X wrigleyana - jarro “lower”, em ângulo “privilegiado”:
Nepenthes X wrigleyana - detalhe lateral do jarro “lower”:
Nepenthes X wrigleyana - detalhe do peristômio, que dispensa comentários:
8 -
Nepenthes kampotiana x maxima ? – beleza rara, desse híbrido de fácil cultivo:
9 -
Nepenthes maxima – jarro “lower”, de beleza indescritível! Talvez a minha neps mais resistente e mais bonita:
Nepenthes maxima – detalhe da “tampa” e parte do peristômio, sem palavras:
10 -
Nepenthes khasiana x X mixta – um belíssimo híbrido artificial, aqui exibindo todo seu exotismo num enorme jarro “lower”:
Nepenthes khasiana x X mixta – um jarro do tipo “upper”, bem mais alongado e de colorido diferente, da mesma planta:
11 -
Nepenthes ventricosa cv. 'Green' – jarro mais pálido que a original vermelha, mas não menos atraente! Uma das que não gosta do clima sêco:
Nepenthes ventricosa cv. 'Green' – detalhe do estonteante peristômio:
12 -
Nepenthes 'Pioneira' – a companheira de mais de uma década, que despertou minha paixão por essas “criaturas” maravilhosas! Ainda não identificada, desconfio que seja uma variedade de
Nepenthes gracilis. Aqui, um pequenino jarro “lower”:
E que venha a primavera!!!