Gostaria de compartilhar com todos um pouco da experiência que tive com a minha estufa nesses primeiros meses, isso pode ajudar alguém que esteja pensando em montar uma, mas que assim como eu, não tem muita experiência no assunto:
4 meses se passaram e...
O plástico como eu previa, não durou muito mesmo, ficou todo ressecado e quebradiço, principalmente nas partes mais altas onde o sol bate quase o dia inteiro, aí foi só cair uma chuva de granizo pra arrebentar tudo, rsrs. (Só pra relembrar esse plástico é aquele vendido em qualquer loja de materiais para construção). A forma como o plástico foi preso se mostrou muito eficiente, apesar de os percevejos enferrujarem eles continuaram bem presos, nenhum se soltou nesse tempo, e o plástico não se rompeu em nenhum local onde foi perfurado por ele! Mesmo a ventania, (teve uns dias que eu achei que a estufa ia tombar!) não danificou nada, as linhas de pesca e barbantes realmente são essenciais para não deixar o plástico "estufar" com o vento.
A temperatura sobe absurdamente rápido, é impensável deixar ela fechada sob o sol. Todo dia pela manhã, antes de sair para o serviço eu abro a tampa superior que só é fechada perto do anoitecer.
Eu havia colocado uma tela de sombrite 70% para cobrir a parte baixa, onde ficam as Nepenthes, e elas responderam bem, porém as plantas que estavam embaixo delas aparentemente sofriam com a falta de luz, então recentemente troquei por sombrite 50% e estou testando, parece que todas estão gostando mais, até as Nepenthes!
Coloquei um higrômetro na parte das Nepenthes e ele varia entre 45% a tarde e 90% a noite, mesmo com o tempo seco e umidade relativa de 20% a tarde aqui na minha região.
Bom é isso, estou muito feliz com os resultados, como eu fico fora de casa praticamente o dia inteiro é bom saber que tem um lugar "mais seguro" e com melhores condições pra manter minhas PC's, realmente o esforço valeu a pena!
Dessa vez fui numa loja de produtos agrícolas e comprei um plástico que parece ser próprio para estufas, ele é bem mais espesso, transparente e resistente que o outro que eu havia usado. Abaixo algumas fotos (de ontem) que tirei do “antes e depois” da troca do plástico:
A parte onde o plástico mais ressecou (lado leste):
Depois de uma saraivada de granizo (lado oeste):
Visão geral:
Horas depois com o plástico novo:
As Nepenthes:
N. gracillima x rafflesianaN. x wrigleyana