Aproveitei alguns minutos antes de dormir e hospedei as fotos no Host.
Depois de conseguir sair da cidade, ainda nos divertindo com a cantada da Titia, tivemos que subir algumas montanhas, como de praxe. O Paulo mostrou o campo visto da cidade então aqui vai a cidade vista do campo.

Felizmente não demorou muito pra encontrarmos as incríveis
D. schwackei.

Em alguns pontos elas cresciam em populações bem "recheadas" se comparadas com o padrão.

As bichinhas são lindas demais, sô! Eita saudade....

Depois de cansar de tirar fotos dela, fomos atrás da outra "estrela" de Diamantina. Andamos muuuito até chegar por acaso nessa pequena população de
D. graminifolia crescendo em um habitat seco, no qual não imaginávamos que ela crescesse.

Essas eram plantas bem pequenas. Deixamos as nossas mochilas ali e fomos à procura de outras. Eu tinha ido bem pra baixo, enquanto o Paulo e o Nílber tinham ido para o lado. Eu estava na minha busca quando vejo ao longe o Nílber gritando para o Paulo e fazendo um gesto, mostrando o tamanho de alguma coisa bem grande. Eu, obviamente saí correndo desesperadamente por entre as pedras até chegar lá, onde estava um belo grupo de
D. graminifolia. E foi aí que eu perdi a referência de onde estavam as mochilas. Tudo culpa do Nílber, poxa!!! Hehehehe
Essas eram elas:

D. graminifolia e sua presa.

Ali também cresciam
D. tentaculata .

E
G. violacea! Essa foi a primeira vez que vi essa espécie ao vivo. Muito bonita!

Já ia me esquecendo! Olha aqui o Nílber com seu exemplar coletado para Herbário.

Esse lugar não estava nem na metade do caminho onde queríamos chegar. Ainda tivemos que andar muito pra chegar em um ponto que o Fernando nos havia passado. Toda hora a gente subia uma montanha, olhava longe e falava: é lá!!!
Então a gente ia chegando perto e ainda faltavam milhões de Quilômetros. Aí a gente subia outra montanha olhava bem loooonge e falava: agora é lá! Tem que ser! E quando chegava, nada de plantas... Puts, foi difícil! Até que finalmente chegamos no bendito ponto das
D. camporupestris de Diamantina. Enquanto nos aproximávamos, fomos encontrando algumas espécies.
Botões de
D. graminifolia.

Seedling
D. hirtella var. hirtella

G. filiformis
U. amethystina
E finalmente as
D. camporupestris.

Olha a quantidade de Glândulas sésseis.

E nesse habitat ainda ficaram faltando as
D. grantsaui. Pelo que o Fernando falou elas estavam bem ali do lado. Mas na hora tudo parecia tão seco por lá. O que importa é que já tinhamos visto milhares de plantas lindas e nos divertido bastante. Tudo que queríamos era um bom refresco e uma caminha pra descansar as pernas! Hehehe
Nossa, não quero nem lembrar da volta....
Agora eu vou deitar porque já estou virando escravo desse fórum! Pior que Orkut esse negócio!
Abraços,
Vitor Albuquerque