ClassificaçãoReino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Nepenthaceae
Gênero: NepenthesEspécie: Nepenthes anamensisO nome da espécie vem do Latin
Anam = um antigo território na região central do Vietnan;
Ensis =) é uma espécie de planta com jarros. Apresenta folhas modificadas (Ascídios) que contém em seu interior enzimas digestivas que são responsáveis pela digestão das presas capturadas pela planta.
Apresentam folhas grandes, flores pequenas de simetria radial e sexos separados.
Habitat / Distribuição Camboja, Laos, Tailândia, Vietnã
Iluminação Prefere luz indireta, sendo utilizado sombrite 50%. O desenvolvimento dos jarros depende da luminosidade exposta pela planta, sendo um fator primordial para a determinação da coloração dos jarros.
Umidade Ocorre a necessidade de um alto teor de umidade, que pode variar entre 50 e 75 %, ou mais, para haver a formação dos Ascídios ou Jarros.
Regas As plantas devem permanecer em substrato que seja molhado regularmente, tendo o cuidado de nunca deixá-lo seco, evitando assim a perda da planta; muitos usam 3 ou 4 regas por dia, podendo também ser utilizadas vasilhas com água embaixo dos vasos.
Substrato Pobre em nutrientes,com Ph que varia entre ácido e neutro, geralmente, o substrato utilizado é formado por musgo
Sphagnum e areia lavada na proporção de 1:1, sendo também utilizado o pó de fibra de côco ,tratado para a retirada do Tanino (substância tóxica para a planta).
Nutrição A nutrição da planta não acontece através das raízes e sim por meio dos ascídios onde insetos e pequenos animais são capturados e digeridos com o auxílio de substâncias (enzimas digestivas) presentes nessa estrutura. A decomposição da matéria orgânica acontece com o passar do tempo, deixando como saldo compostos nitrogenados que serão absorvidos e utilizados pela planta.
Ciclo de Vida Perene. Ocorre uma redução no seu desenvolvimento no período do inverno.
Lowlanders / Highlanders As Nepenthes são divididas em 2 grupos ou categorias: as que se desenvolvem em ambientes com altutudes inferiores a 1000 metros e são chamadas de Lowlanders e as que vivem em ambientes superiores a 1000 metros ou Highlanders. Lowlanders são plantas de fácil cultivo e não são tolerantes a baixas temperaturas, já as Highlanders geralmente exigem uma queda de temperatura noturna, fator primordial para seu desenvolvimento. Algumas espécies crescem em ambas as áreas e são referidos como intermediários , e, obviamente, há alguns que crescem em altitudes mais elevadas e são referidos como ultra-Highlanders.
Propagação / Mudas A propagação das plantas pode ser feita por meio de estaquia; onde cortamos as estacas da planta mãe utilizando uns 3 ou 4 gomos do caule com o mesmo número de gemas. Essas estacas são plantadas e em geral demoram entre 15 e 30 dias para germinarem. O processo pode ser feito em vaso temporário ou diretamente no definitivo, tendo cuidado com as reízes na hora da troca de vaso. Outro método é por meio de sementes, mas que nem sempre resulta em germinação.
Fertilização Não há necessidade.
Transplante Assim que as estacas germinam, podemos fazer o transplante para o local definitivo. As plantas quando adultas adoto o sistema de substituição de 50% do substrato, não havendo a troca do vaso; mas ; quando esse estiver muito pequeno para o porte da planta, deve ser feito tomando cuidado para não danificar as raízes e levar a planta à morte.
Reprodução através de Estacas e o aparecimento dos Brotos