Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.07.2025(Sex)7:26

Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Cuidados com dionaea - sphagnum 
Autor Mensagem

Mensagem 
Pelo que eu entendi, eu só vou precisar de Sphagnum no próximo inverno né? Qd eu for coloca-la pra "dormir"... Mas tem q ser o musgo seco ou vivo?

E para replantá-la? Ele tem q estar seco ou vivo?

E sobre alimentá-la? Eu já dei 2 vezes mosquitos pra ela, mas ontem descobri aqui q não deveria. Mas ela não come sozinha. Nunca. E olha q aqui em casa tem bastante mosquito. O q eu faço???

07.09.2009(Seg)19:45
Moderador

Mensagem 
Sabrina, sim, sphagnum agora só no próximo inverno, pois será quando ela precisará de dormência.

O musgo utilizado é o seco, que deve ser umidecido antes do uso. Quando ele está vivo serve mais para ornamentação e para auxiliar na evaporação da água, o que reduz bastante a temperatura do substrato para algumas espécies mais sensíveis.

Quanto a alimentação, não faça isso, sua planta não está capturando insetos por não estar 100% ainda, então espere ela se recuperar que verá ela capturando insetos.

As Dionaea gastam muita energia com a captura e digestão dos insetos, e isso pode matar a planta se ela não estiver apta para tal função, então não alimente ela, deixe ela se recuperar.

07.09.2009(Seg)21:19

Mensagem 
Bode,

Muito obrigada!

Entendi, vou coloca-la no sol aos poucos. Depois de quanto tempo ele começa a ficar vermelhinha??

Estão nascendo mais folhas e bocas. Isso é bom?

:oops:

07.09.2009(Seg)22:47
Moderador

Mensagem 
Sim, mais folhas e armadilhas é sinal que ela está crescendo.

Acredito que as próximas folhas dela após começar a tomar sol já ficarão vermelhas ou bem avermelhadas.

08.09.2009(Ter)8:17

Mensagem 
Oi gente, ela está crescendo, já colocou mais uma mandíbula e já está nascendo mais uma folha. Ainda estou adaptando ao sol, acho q por isso ela ainda não tenha começado a ficar vermelha né?

Depois de quanto tempo ela começa a ficar vermelhinha?

Imagem

Esta foto é de hj, agora pouco.

O q vcs acham?

13.09.2009(Dom)13:45

Mensagem 
Ta crescendo bem ela!! ja ta com uma armadilha aerea! deixa ela no sol o maximo de tempo possivel que ela vai começar a ficar vermelha não sei quanto tempo mais ou menos demora mas acho que demora um pouco.

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

13.09.2009(Dom)15:50
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem O que acontece com minha dionaea? (sem fotos)
Olá pessoal, como vão?

Dando continuidade ao tópico da nossa amiga, gostaria de tirar algumas dúvidas também.

Jà faz 2 semanas que comprei um vasinho de dionaea e com as armadilhas funcionando normalmente. Atualmente, ela está bem verdinha e com uma haste floral de aproximadamente 12 cm bem no meio das folhas. As mandíbulas não estão vermelhas ainda, porém já faz 5 dias que comecei a colocar no sol diretamente.

Há uma semana tenho percebido que duas mandibulas começaram a escurecer, passando pela coloração marrom e, por fim na cor preta. Umas das mandíbulas até secou e caiu. A outra já está ficando preta.

O que será que está acontecendo? Será que é falta de sol, pois tem um período de 4 horas em que o sol não a atinge.

O vasinho da minha dionaea está dentro de um recipiente transparente de plástico, um pouco maior que o vasinho, com água até mais ou menos a metade do vasinho da minha dionaea.

Rogo a todos uma ajuda. Será que quando comprei, não tinham colocado ela pra "dormir"?

O que eu faço?

Por favor, se puderem me dar algumas dicas, agradeço muito.

Abraços.

Vagner Martines

28.10.2009(Qua)15:31
Destaque

Mensagem 
Baguneru, não sei se você já leu, mas quando as Dionaeas estão com haste floral elas enfraquecem. Gastam muita energia para produzir a haste e assim, as armadilhas diminuem de tamanho. Esse apodrecimento também pode ser conseqüência dessa haste, é normal. Ou até mesmo a folha pode estar velha. Tem várias discussões aqui no forúm sobre cortar ou não a haste da sua Dionaea, depende de cada um. Pra ela voltar ao normal, basta você cortar a haste que seu desenvolvimento será normal. Em 5 dias elas não ficam nem rosadas. Pra ela ficar vermelha vai um longo tempo de sol direto, portante vai demorar.

Abraços

28.10.2009(Qua)15:52

Mensagem O que acontece com minha dionaea? (sem fotos)
Grande Maurício, valeu mesmo pela orientação.

Poxa vida, é uma pena ter que cortar a haste floral. Se é pra ela ficar mais forte e crescer mais, então vou fazer isso.

Abraço.

Vagner Martines

28.10.2009(Qua)16:29

Mensagem Baguneru
A minha dionaea tb apareceu uma haste floral, mas eu cortei e realmente percebi q depois q cortei ela voltou a crescer mais forte.

Como vc acabou de comprar a sua, de repente é melhor vc cortar a haste. E se vc quiser arriscar, deixa pra arriscar no ano que vem qd ela estiver mais forte.

O q vc acha?

29.10.2009(Qui)9:25
Responder   [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo