Autor |
Mensagem |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
_________________ Liza Kamei
|
15.12.2008(Seg)13:52 |
|
|
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Oi, Liza! Que coisa linda! É uma N. X wrigleyana, muito saudável! A N. X chelsonii é um pouquinho diferente... Olha só um jarro "lower" dela: Já vi que essa é raridade... As estacas vão sair caro! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
15.12.2008(Seg)14:09 |
|
|
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Olá Miguel! Muito obrigada pela identificação! Pra mim foi uma surpresa! Vou precisar editar a minha lista! Um abraço,
|
15.12.2008(Seg)14:18 |
|
|
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Liza, outra coisa: a N. X wrigleyana não é exigente em relação à umidade, mas é bastante em relação ao calor e à luz. Coloque sua planta para tomar umas três horas de sol da manhã todo dia, e de preferência, no cantinho mais quente que vc tiver aí para ela! Se fizer isso, verá como os jarros dela ficam enormes e supercoloridos! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
15.12.2008(Seg)14:36 |
|
|
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Eu já tinha reparado que elas eram diferentes das x chelsoniis, principalmente em volta da boca do jarro, mas não quiz discordar, uma fotinha das minhas 4 plantinhas, todas em perfeito estado e produzindo vários jarros.
|
15.12.2008(Seg)15:21 |
|
|
Liza
Site Admin
|
Miguel, muito obrigada pelas dicas! Ela está num local onde pega bastante sol pela manhã no verão, mas no inverno não bate muito sol... Quando está calor o lugar é bem quente, meio abafado... mas quando está frio, venta um pouco Mas vou esperar uns meses pra mexer nela denovo por que tirei ela do suporte antigo e coloquei na parede. Engraçado: quando ela não encontrou lugares para se enrolar (por que ficou mais alta que o suporte), parou de emitir jarros e ficou com as folhas bem tortas... Agora ela está começando a encontrar a grade e fazer gavinhas denovo, bem devagar. Rodolfo, parabéns pelos cuidados! Elas estão lindas! Pessoal, por que o caule fica marrom? Há algum problema nisso?
|
15.12.2008(Seg)17:12 |
|
|
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Parabéns Liza! É realmente uma bela Neps. Eu também tenho uma aqui, os jarros dela são bem duráveis, ficam inteiros durante muito tempo, bem acima da média. É normal o caule ficar marrom, com aspecto amadeirado, isso acontece nos ramos mais antigos.
|
15.12.2008(Seg)17:25 |
|
|
Liza
Site Admin
|
Alex, vc fez uma observação interessante! Eu não tinha reparado mas realmente os jarros duram muito tempo mesmo! Acho que a duração é quase o tempo de um jarro de N. alata, ne? Esses caules me preocupavam, todos ficaram marrons... eu percebi que se o clima estiver mais seco eles ficam marrons mais rapido... será que era coincidência?
|
15.12.2008(Seg)17:38 |
|
|
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Liza, em relação ao clima eu não sei te dizer, pois as minhas aqui ficam na estufa onde a umidade é mais alta... Ah... os jarros da minha N. alata duram muito pouco , eles secam da metade pra cima e assim ficam por meses... A sua N. alata aí deve estar mais bem adaptada que a minha.
|
15.12.2008(Seg)21:18 |
|
|
Miguel Pandini
Destaque
|
Liza escreveu: ... Ela está num local onde pega bastante sol pela manhã no verão, mas no inverno não bate muito sol... Quando está calor o lugar é bem quente, meio abafado... mas quando está frio, venta um pouco Mas vou esperar uns meses pra mexer nela denovo por que tirei ela do suporte antigo e coloquei na parede. Engraçado: quando ela não encontrou lugares para se enrolar (por que ficou mais alta que o suporte), parou de emitir jarros e ficou com as folhas bem tortas... Agora ela está começando a encontrar a grade e fazer gavinhas denovo, bem devagar. ... Pessoal, por que o caule fica marrom? Há algum problema nisso? Liza, deixe como está para ela passar bem o verão! No inverno, pense num lugar mais "aconchegante"! Sobre essa fase de parreira, eu já percebi que outros colegas também já observaram essa estranha mania das neps só gostarem de desenvolver os jarrinhos quando se enrolam em alguma coisa... Isso parece ser uma necessidade para elas... Sobre o caules ficarem marrons, o Alex tem razão. Eles ficam assim na parte mais velha, onde já não tem mais folhas verdes, principalmente. Todas as minhas aqui em cultivo tem isso... Não se preocupe.
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
16.12.2008(Ter)7:48 |
|
|
|