Autor |
Mensagem |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Liza escreveu: ... As outras nepenthes também estão soltando jarros, mas se eu parar de borrifar acho que elas diminuem o ritimo Miguel, vc costuma borrifar a sua planta quantas vezes por dia? Elas tomam de 2 a 4 "chuveiradas" por dia: eu despejo dois ou três regadores de 8 litros sobre o "recanto" delas, em intervalos de algumas horas, todos os dias. Mas, isso não está resolvendo nada, pois o que importa é a atmosfera, que está com umidade em torno dos 25~30% durante o dia.... Teria que estar acima dos 60% nessa época. No ano passado choveu todos os dias entre o final de setembro e meados de novembro... Nesse 2007, até agora, nada... As bromélias são outras que sentem muito a falta de umidade: das 10 que eu tinha no início desse ano, só restam 3... As outras 7 ficaram pelo caminho, apesar de eu irrigá-las regularmente. O problema aqui é falta de chuva, mesmo. Aqui, não adianta borrifar... É perda de tempo...
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
12.11.2007(Seg)12:20 |
|
|
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
_________________ Liza Kamei
|
15.12.2008(Seg)13:52 |
|
|
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Oi, Liza! Que coisa linda! É uma N. X wrigleyana, muito saudável! A N. X chelsonii é um pouquinho diferente... Olha só um jarro "lower" dela: Já vi que essa é raridade... As estacas vão sair caro! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
15.12.2008(Seg)14:09 |
|
|
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Olá Miguel! Muito obrigada pela identificação! Pra mim foi uma surpresa! Vou precisar editar a minha lista! Um abraço,
|
15.12.2008(Seg)14:18 |
|
|
Miguel Pandini
Destaque
|
Liza, outra coisa: a N. X wrigleyana não é exigente em relação à umidade, mas é bastante em relação ao calor e à luz. Coloque sua planta para tomar umas três horas de sol da manhã todo dia, e de preferência, no cantinho mais quente que vc tiver aí para ela! Se fizer isso, verá como os jarros dela ficam enormes e supercoloridos! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
15.12.2008(Seg)14:36 |
|
|
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Eu já tinha reparado que elas eram diferentes das x chelsoniis, principalmente em volta da boca do jarro, mas não quiz discordar, uma fotinha das minhas 4 plantinhas, todas em perfeito estado e produzindo vários jarros.
|
15.12.2008(Seg)15:21 |
|
|
Liza
Site Admin
|
Miguel, muito obrigada pelas dicas! Ela está num local onde pega bastante sol pela manhã no verão, mas no inverno não bate muito sol... Quando está calor o lugar é bem quente, meio abafado... mas quando está frio, venta um pouco Mas vou esperar uns meses pra mexer nela denovo por que tirei ela do suporte antigo e coloquei na parede. Engraçado: quando ela não encontrou lugares para se enrolar (por que ficou mais alta que o suporte), parou de emitir jarros e ficou com as folhas bem tortas... Agora ela está começando a encontrar a grade e fazer gavinhas denovo, bem devagar. Rodolfo, parabéns pelos cuidados! Elas estão lindas! Pessoal, por que o caule fica marrom? Há algum problema nisso?
|
15.12.2008(Seg)17:12 |
|
|
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Parabéns Liza! É realmente uma bela Neps. Eu também tenho uma aqui, os jarros dela são bem duráveis, ficam inteiros durante muito tempo, bem acima da média. É normal o caule ficar marrom, com aspecto amadeirado, isso acontece nos ramos mais antigos.
|
15.12.2008(Seg)17:25 |
|
|
Liza
Site Admin
|
Alex, vc fez uma observação interessante! Eu não tinha reparado mas realmente os jarros duram muito tempo mesmo! Acho que a duração é quase o tempo de um jarro de N. alata, ne? Esses caules me preocupavam, todos ficaram marrons... eu percebi que se o clima estiver mais seco eles ficam marrons mais rapido... será que era coincidência?
|
15.12.2008(Seg)17:38 |
|
|
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Liza, em relação ao clima eu não sei te dizer, pois as minhas aqui ficam na estufa onde a umidade é mais alta... Ah... os jarros da minha N. alata duram muito pouco , eles secam da metade pra cima e assim ficam por meses... A sua N. alata aí deve estar mais bem adaptada que a minha.
|
15.12.2008(Seg)21:18 |
|
|
|